Presos seis suspeitos de esquema de tráfico que movimentava 50 kg de cocaína e crack por mês em Porto Alegre


Origem do dinheiro era encoberta por meio de transferências bancárias e bens em nome de laranjas. Material apreendido pela polícia durante operação em Porto Alegre e Gravataí
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil prendeu, durante operação na manhã desta terça-feira (25), seis pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de tráfico de drogas que movimentava pelo menos 50 kg de cocaína e crack por mês em Porto Alegre.
De acordo com o delegado Guilherme Dill, responsável pela investigação, foram cumpridos 11 mandados para prisões temporárias; 11 de busca e apreensão; cinco de bloqueio de contas bancárias; e três de sequestro de veículos nos bairros Rubem Berta e Jardim Lindoia, na Capital e em Gravataí.
“Prendemos três pessoas temporariamente, duas em flagrante e um dos mandados era contra uma pessoa que já estava presa no sistema prisional em Porto Alegre, Canoas e Gravataí. Elas têm idades entre 20 e 35 anos. Houve a apreensão de 500 gramas de cocaína, dinheiro e um veículo avaliado em R$ 700 mil”, explica o delegado Dill.
Os presos devem ser indiciados por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A investigação policial descobriu que a organização criminosa tentava encobrir a origem do dinheiro por meio de transferências bancárias e bens em nome de terceiros.
“Uma advogada também é investigada por auxiliar o grupo, colocando veículos em seu nome, que eram utilizados para transportes de drogas. A investigada também orientava juridicamente o grupo para facilitar a lavagem de dinheiro”, afirma Dill.
O caso foi descoberto em 2022, quando um casal foi preso em com 18 kg de crack em Porto Alegre. A investigação levou à organização criminosa responsável pela distribuição de drogas em Porto Alegre. Foram identificadas 13 pessoas que mantinham rotina de compra e venda de drogas em grande quantidade, bem como movimentação ilegais de dinheiro por meio de contas bancárias.
Carro apreendido durante operação contra organização de traficantes na Região Metropolitana de Porto Alegre
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.