Chuva dá trégua nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul porém volta nos próximos dias

Nesta quinta-feira, 9, o Rio Grande do Sul poderá desfrutar de um breve intervalo na chuva, graças ao ingresso de ar mais seco e frio. A maioria das cidades do estado terá a presença do sol entre nuvens, embora períodos de maior nebulosidade também sejam esperados. Apenas nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, no Norte, podem ocorrer chuvas isoladas.

O ar mais frio trará uma manhã gelada, especialmente nas regiões Oeste e Sul, com temperaturas ao redor e abaixo de 10ºC. Em Porto Alegre, o céu permanecerá parcialmente nublado a nublado, sem previsão de chuva. A temperatura oscilará entre 14ºC, no fim do dia, e 20ºC durante a tarde.

Previsão preocupante para enchentes

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário desafiador para as áreas afetadas pelas enchentes, especialmente ao redor da Lagoa dos Patos, no Sul do Estado. Apesar de uma breve estabilidade, novos episódios de elevação do nível da água são esperados devido à chuva e ao vento, prolongando a situação crítica.

Entre sexta-feira e segunda-feira, a previsão é de chuvas intensas nos afluentes, com volumes equivalentes a um ou dois meses de precipitação em apenas quatro dias. Esse aumento no fluxo de água tende a agravar ainda mais a situação das inundações, principalmente nas cidades de Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande.

Com base em dados históricos, a MetSul Meteorologia alerta que o pior ainda está por vir. Em 1941, o pico da cheia em Pelotas ocorreu cerca de uma semana após o máximo registrado no Guaíba. Portanto, é esperado que as inundações atinjam níveis severos a extremos nos próximos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.