RS: vítimas acessarão benefícios via biometria e reconhecimento facial

Com boa parte da população do Rio Grande do Sul (RS) perdeu documentos de identificação pessoal nas enchentes que atingiram o estado, o governo federal estuda formas de contornar o problema facilitando operações com biometria e reconhecimento facial.

No caso dos programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, que são pagos pela Caixa Econômica Federal e cujo pagamento será antecipado à população do Rio Grande do Sul, parte muito representativa já tem a biometria estabelecida. Isso ajudará no acesso aos benefícios, segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira.

“Nós temos hoje um procedimento na Caixa pela biometria. Então, todos aqueles brasileiros do Rio Grande do Sul que já estão cadastrados nas nossas contas e que tenham biometria não terão a necessidade de apresentação da documentação, porque pela biometria e pelo reconhecimento facial nós faremos todos esses procedimentos de auxílio”, explicou ele.

Para os que não têm ainda biometria e reconhecimento facial, a Caixa irá simplificar o acesso ao procedimento, usando, inclusive, cadastros já existentes. “Nós facilitaremos de forma muito efetiva o acesso a esses benefícios anunciados aqui”, concluiu Vieira.


0

Mais medidas para o RS

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (9/5) mais medidas de socorro ao Rio Grande do Sul. Entre elas, estão a antecipação de pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás e da restituição do Imposto de Renda (IR) para moradores do estado, que foi devastado por enchentes históricas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o tema seguirá sendo tratado pela rede bancária, sobretudo a pública. “É óbvio que o desafio é grande”, reconheceu ele, que disse que poderão ser exigidos alguns dias para que as água baixem e as agências voltem a funcionar. “Estamos tomando as providências formais para quando for possível a ajuda, ela aconteça o mais rapidamente possível”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse na que na zona rural vão fazer mutirão para recuperar a documentação daqueles que perderam os documentos.

Veja 12 medidas anunciadas pelo governo para o RS: total de R$ 50,9 bi

Adicionar aos favoritos o Link permanente.