Governo quer força-tarefa para monitorar fake news sobre o RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai montar uma força-tarefa para combater a divulgação de informações falsas relacionadas às chuvas no Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira (10), integrantes do governo se reuniram com representantes das principais plataformas digitais que atuam no Brasil.

Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, a reunião foi para pedir uma atuação mais intensiva das plataformas em relação ao compartilhamento de notícias falsas sobre a tragédia do Rio Grande do Sul.

“Temos identificado, nos últimos dias, um aumento preocupante de conteúdos desinformativos, que têm abalado a atuação das forças de segurança pública nos trabalhos de auxílio e socorro à população do Rio Grande do Sul”, afirmou Messias.

Estratégias conjuntas

Durante o encontro, os integrantes do governo também discutiram estratégias conjuntas com as plataformas para impedir a propagação de notícias falsas nas redes sociais em relação à tragédia do Rio Grande do Sul.

“Convidamos as plataformas para que assinassem conosco um protocolo de intenções que visa ter uma atuação mais célere, intensiva, efetiva no combate ao conteúdo desinformativo”, complementou Messias.

Segundo o ministro, quando for identificada a postagem com notícias falsas, o governo vai acionar as plataformas diretamente para que o conteúdo seja removido. Os aplicativos terão o prazo de 12 horas para responder à solicitação enviada.

Participaram da reunião as plataformas: Google, LinkedIn, YouTube, TikTok, Meta, Kwai, Kuaishou Technology, Spotify. A representante do X (antigo Twitter) participou de forma remota, mas não se manifestou.

Messias também informou que as redes sociais devem se manifestar nesta segunda-feira (13) sobre os pedidos realizados. Segundo o ministro, os representantes das plataformas que se manifestaram se mostraram dispostos a apoiar a iniciativa do governo.

Sala de situação

Nesta sexta-feira (10), o governo instalou uma sala de situação com o objetivo de debater a implementação de ações coordenadas para o enfrentamento de postagens com desinformações relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul.

O grupo é formado por representantes da AGU, da Secretaria de Comunicação da Presidência, do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. Segundo a AGU, o grupo realizou um mapeamento preliminar dos principais casos que envolvem desinformação sobre as chuvas no estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo quer força-tarefa para monitorar fake news sobre o RS no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.