Golpe do Bolsa Família: beneficiários relatam invasão de contas e roubo de valores

Diversas famílias que recebem o Bolsa Família, programa do Governo Federal, têm denunciado a ocorrência de golpes em várias regiões do Brasil. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), desde o mês passado, beneficiários vêm relatando o recebimento de mensagens de texto fraudulentas contendo links maliciosos.

Ao clicar no link, as vítimas têm seus dados comprometidos, permitindo que criminosos invadam suas contas bancárias, normalmente acessadas pelo aplicativo Caixa TEM. Isso resulta no saque dos valores disponibilizados pelo programa.

Em Santa Maria, a Delegada Alessandra Padula informou que a 3ª Delegacia de Polícia Civil registrou boletins de ocorrência de possíveis vítimas e iniciou a investigação para determinar se houve invasão de dispositivos ou roubo de dados por meio dos links. Casos relacionados ao aplicativo Caixa TEM podem ser encaminhados à Polícia Federal, devido à conexão com sistemas governamentais.

O MDS orienta que as famílias lesadas busquem uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar as transferências indevidas ou utilizem o próprio aplicativo Caixa TEM para isso. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência para formalizar a denúncia.

O ministério reitera que o Bolsa Família não envia SMS com links e que as famílias devem desconfiar de qualquer mensagem fora dos canais oficiais, como o aplicativo Bolsa Família e os extratos bancários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.