70 anos do Olímpico:Relembre alguns jogos

O Olímpico marcou história da nação gremista. Palco de muitas alegrias, hoje está na lembrança dos tricolores. Sem utilização desde 2014, quando o escritório da presidência deixou a Azenha, o Olímpico agora convive com as dúvidas sobre seu futuro.

Nesta quinta-feira (19), quando o estádio completa 70 anos, a gente recorda alguns dos principais jogos do velho Casarão Gremista.

Jogo de inauguração foi realizado em 19/9/1954, Grêmio venceu por 2 x 0 o Nacional em um amistoso. O atacante Vitor entrou para a história ao marcar os dois primeiros gols do Olímpico. Cerca de 38 mil torcedores estiveram nas arquibancadas para acompanhar o êxito tricolor, na época comandado pelo húngaro László Székely.

A maior goleada do Grêmio em Gre-Nais no Olímpico encaminhou o hepta estadual aconteceu dia 2/6/1968 e o Grêmio venceu por 4 x 0 o Inter pelo Gauchão. Alcindo marcou dois gols. O Tricolor foi campeão 12 vezes em 13 anos. De 1956 a 1968, só perdeu em 1961.

Em 28/7/1983, o Grêmio venceu por 2 x 1 o Peñarol e conquistou sua primeira Libertadores. A noite mais gloriosa do Olímpico teve todos os ingredientes de um jogo épico. Arquibancandas cheias, um adversário experiente e lances tão marcantes quanto o título conquistado. O mais lembrado de todos começa com Renato acossado pela marcação na lateral do campo, onde resolve fazer embaixadinhas para livrar-se dos defensores, antes de cruzar para a cabeçada decisiva de César.

No dia 2/9/1989, o Grêmio venceu por 2 x 1 o Sport e conquistou sua primeira Copa do Brasil, competição que mais tarde seria um dos maiores vencedores. A tradição do Grêmio na Copa do Brasil nasceu com a competição. Mais de 62 mil torcedores viram Assis abrir o placar e Mazaropi, cortando mal um escanteio, empatar. No segundo tempo, Cuca fez o gol do título invicto.

Sem dúvidas um dos jogos mais marcantes do Olímpico aconteceu no dia 26/7/1995, onde Grêmio botou 5 x 0 Palmeiras pela Libertadores. A grande rivalidade do futebol brasileiro nos anos 1990 teve um capítulo marcante nas quartas de final da Libertadores. O primeiro duelo nunca sairá da memória, tanto pela goleada quanto pelas confusões em campo. O clima tenso teve troca de socos entre Dinho e Válber — Danrlei também participou da briga. Depois, o Tricolor construiu a goleada com três gols de Jardel, um de Arce e outro de Arílson. O time de Felipão encaminhou a vaga, apesar de ter tomado um susto na partida de volta, sofrendo derrota por 5 a 1.

Em 15/12/1996,
Grêmio venceu por 2 x 0 Portuguesa pelo Brasileirão e conquistou o título brasileiro daquele ano. A derrota por 2 a 0 no Morumbi não esmoreceu o ânimo do torcedor gremista, que compareceu em peso ao Olímpico para o segundo jogo da final do Brasileirão. Logo no início, os 54.112 mil gremistas se encheram de esperança com o gol de Paulo Nunes. Mas, a partir daí, o goleiro Clemer e a defesa da Portuguesa se puxaram, e aflição tomou conta do estádio. O alívio só veio aos 39 minutos do segundo tempo, quando Ailton apanhou um rebote e bateu de pé esquerdo para dar ao Tricolor seu segundo título do Brasileirão.

Esse Grenal foi inesquecível, no dia 2/12/2012 , acabou empatado em 0 x 0, pelo Brasileirão e marcou a despedida oficial do Olímpico. Um dia cheio de emoção e homenagens que ficaram para a história. Era para ser a último partida oficial estádio, mas foi na verdade o último Gre-Nal. Em campo, muitas brigas, expulsões e nada de gols

E você torcedor gremista, qual seu jogo mais marcante da historia do Olímpico?

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.