Polícia Federal e Receita Estadual combatem contrabando de grãos no Rio Grande do Sul

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Federal (PF) e a Receita Estadual lançaram a fase ostensiva da Operação Tebas, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa envolvida no contrabando de grãos, especialmente soja e milho, trazidos da Argentina para o Brasil através de portos clandestinos localizados às margens do rio Uruguai.

A operação contou com a participação de 54 policiais federais e 14 auditores fiscais da Receita, que cumpriram 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Crissiumal e Tiradentes do Sul, no Rio Grande do Sul, e em Curitiba, no Paraná. Durante a ação, uma pessoa foi detida por posse ilegal de arma de fogo.

Além das buscas, foram implementadas medidas de bloqueio em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, com valores superiores a R$ 80 milhões. O trabalho também resultou no sequestro e arresto de veículos e imóveis, além da indisponibilidade de criptoativos.

As investigações, que se iniciaram em 2021, apontam para uma organização criminosa que utilizava dezenas de empresas de fachada para emitir notas fiscais inidôneas, conferindo aparência de legalidade às mercadorias contrabandeadas. Essas cargas eram transportadas de portos clandestinos para empresas que, posteriormente, distribuíam os produtos pelo Estado. Segundo a PF, a associação é responsável pela emissão de notas fiscais que ultrapassam R$ 209 milhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.