Tempestade solar atingirá a Terra nesta quarta-feira

O Sol está prestes a enviar uma poderosa rajada de partículas em direção à Terra. Uma tempestade geomagnética, resultado de uma ejeção de massa coronal (CME) ocorrida no último domingo, deve atingir nosso planeta nesta quarta-feira.

A CME, causada por uma erupção solar, liberou uma enorme quantidade de plasma e partículas de alta energia que se movem a mais de 1 milhão de quilômetros por hora. Apesar da velocidade e do impacto, a tempestade não deve causar grandes problemas.

A magnetosfera terrestre, uma espécie de escudo magnético que protege o planeta, irá desviar a maior parte da tempestade. No entanto, a combinação da CME com a proximidade da primavera pode causar uma leve tempestade geomagnética, classificada como G1 na escala de intensidade.

A mudança de estação altera o campo magnético da Terra, tornando-o mais suscetível às influências do Sol. Essa combinação aumenta a probabilidade de que uma CME cause uma tempestade geomagnética, mesmo que seja leve.

O que esperar?

Tempestades geomagnéticas de nível G1 são consideradas leves e, normalmente, não causam grandes impactos na vida cotidiana. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer:

  • Auroras boreais: É possível que auroras boreais sejam visíveis em latitudes mais altas, como no Canadá e na Escandinávia.
  • Pequenas flutuações na rede elétrica: Em alguns locais, pode haver pequenas flutuações na rede elétrica, mas nada que cause grandes interrupções.
  • Impactos em satélites: Satélites em órbita baixa podem ser levemente afetados, mas as agências espaciais já estão monitorando a situação.
  • Adicionar aos favoritos o Link permanente.