Projeto para instalação de linha de trem ligando o Litoral Norte do RS ao Paraná volta a tramitar na ANTT

 

Um projeto para a construção e exploração de uma linha ferroviária de 1.549 quilômetros, ligando Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a tramitar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A tramitação da proposta havia sido temporariamente suspensa devido à necessidade de reavaliação dos impactos das mudanças recentes na legislação.

Porém, em julho deste ano a ANTT decidiu retomar a análise do projeto e notificou a Doha Investimentos e Participações, para que fornecesse informações complementares. A empresa, de Porto Alegre, foi a responsável pela apresentação da proposta, em agosto do ano passado.

Caso seja aprovado o projeto, a linha de trem será administrada pela Doha Investimentos por um período de 99 anos. A empresa, que afirma contar com investidores russos, também está envolvida desde outubro de 2020 no licenciamento para a construção de um porto em Arroio do Sal.

As especulações em torno do projeto dão conta de que a Doha Investimentos tenha interesse apenas em demarcar o traçado da ferrovia, visando negociações futuras, mas sem a intenção real de dar andamento ao cronograma proposto.

Em paralelo, a malha ferroviária do Rio Grande do Sul enfrenta graves dificuldades devido aos danos causados pelas enchentes recentes. Dos 1.700 quilômetros de trilhos existentes no estado, cerca de 800 quilômetros necessitarão de intervenções, e as estimativas indicam que os investimentos para a reparação da malha ferroviária superem R$ 3 bilhões, o que significaria um longo processo de recuperação, que poderá levar anos.

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