Candidato à Prefeitura de Canoas, Airton Souza (PL) diz que decidiu concorrer porque cidade passa por momento difícil


Jornal do Almoço recebe candidatos ao 2º turno das eleições de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eleições 2024: Airton Souza (PL) é entrevistado no Jornal do Almoço
O Jornal do Almoço, da RBS TV, recebeu, nesta quarta-feira (16), o candidato Airton Souza (PL), que disputa o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O candidato disse que decidiu concorrer porque a cidade passou por um momento difícil, durante a enchente de maio.
“Acho que chegou o momento de algo maior, de entrega maior para a cidade, estar junto com as pessoas, neste momento tão difícil que a nossa cidade passa. Momento, sim, da enchente. Costumo dizer que a nossa cidade tem duas tragédias. A tragédia da natureza, que foi a enchente, mas também temos a tragédia da administração, que nesses últimos quatro anos ficou muito aquém com os afastamentos constantes do prefeito”, disse.
Os jornalistas Marco Matos e Rodrigo Lopes conduziram a sabatina. A entrevista teve a duração de 12 minutos. Na quinta (17), o JA recebe Jairo Jorge (PSD), que também está no segundo turno.
Na segunda (14) e na terça (15), o programa entrevistou Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), que concorrem à Prefeitura de Porto Alegre.
Candidato à Prefeitura de Canoas Airton Souza (PL) no Jornal do Almoço
Pedro Alt/RBS TV
Confira o que disse Airton Souza (PL):
O candidato foi questionado por que disputa a Prefeitura de Canoas.
“Eu nunca tive por objetivo ser prefeito. Sempre tive um foco muito no Legislativo. Tentei algumas vezes ser deputado estadual e uma vez deputado federal. Mas entendo que a cidade nossa passa por um momento muito difícil. E eu estou na vida pública por uma missão, assim eu encaro minha vida pública”, falou.
Eleições 2024: Airton Souza (PL) responde por que quer ser prefeito
Como propostas para a saúde, Airton Souza defendeu o fim da corrupção e a redução da máquina pública.
“A saúde é muito crítica na nossa cidade. Nós temos que realmente, em primeiro lugar, estancar a corrupção. Se nós estancarmos a corrupção, nós vamos ter recurso. Estancar a corrupção, enxugar a máquina pública, que é muita bagunça na administração, muitos cargos, a máquina é muito inchada”, disse.
Eleições 2024: Airton Souza (PL) responde pergunta sobre saúde
Os apresentadores perguntaram quais cargos e estruturas o político deve cortar, se eleito.
“Nós temos a Secretaria de Obras e temos a Secretaria de Reconstrução. Essa é uma secretaria que pode estar totalmente interligada, conectada, sendo a mesma secretaria, fazendo a mesma gestão. Então, vai ser Obras e Reconstrução”, falou.
Eleições 2024: Airton Souza (PL) responde pergunta sobre gestão pública
Souza foi indagado sobre sua primeira ação para conter as cheias na cidade.
“Quero dizer que o governo anterior, do prefeito Busato, deixou em caixa R$ 70 milhões, da parceria que vem o da Corsan com a prefeitura, da PPP da Corsan. R$ 70 milhões para a construção do dique do Mato Grande e também as casas de bombas. Foi por ali que começou a enchente a entrar no bairro Mato Grande”, comentou.
Eleições 2024: Airton Souza (PL) responde pergunta combate às enchentes
O candidato também respondeu pelas trocas de partido que fez ao longo da carreira.
“A vida pública é feita de momentos. Eu sempre fui uma pessoa de centro-direita, de centro-direita. Então, migrei sim por esses quatro partidos. Eu sou vereador e eu conheço muito bem como funciona, como o vereador sente, como o vereador reage. Terei um ótimo relacionamento com a Câmara porque tenho boas amizades, sufis amizades. Nunca fui um cara de briga, nunca fui um cara de combate”, disse.
Eleições 2024: Airton Souza (PL) responde sobre trocas de partidos
Airton Souza propôs a realização de uma nova licitação no transporte público de Canoas.
“Eu vou fazer licitação do transporte público, vai ter ônibus novos, gradativamente nós vamos colocar ônibus novos no transporte público. Aliás, eu sou o autor da lei que garante o ar-condicionado no ônibus, garantia, porque a atual gestão retirou esse artigo da lei e agora os ônibus não estão vindo mais com o ar-condicionado”, mencionou.
Sobre a proposta de tarifa zero nos finais de semana, o candidato do PL disse que há recursos para colocar a medida em prática.
“Hoje, a atual gestão já tem a tarifa zero, só que ele fez um ato político que vai até dia 6 de novembro, justamente quando termina o período eleitoral. Então é meramente eleitoreiro essa tarifa zero hoje. Nós vamos implementar”, disse.
Eleições 2024: Airton Souza (PL) responde pergunta sobre transporte público
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.