Carros e ônibus perdidos na enchente são retirados do Rio Taquari após abertura de comportas de barragem


Desassoreamento do rio consiste na retirada de areia e sujeira que ficaram acumuladas em razão da enxurrada de maio. RS retira veículos arrastados para o rio Taquari nos temporais de maio
A abertura das comportas de uma barragem em Bom Retiro do Sul reduziu em cerca de 2 metros o nível do Rio Taquari, na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul. Com a medida, foi possível recuperar três veículos que haviam sido perdidos na enchente de maio – dois carros e um ônibus.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A operação de retirada começou na sexta-feira (18). Guindastes puxaram os veículos para fora do rio, entre Estrela e Cruzeiro do Sul, duas das cidades mais afetadas pela tragédia.
Segundo o diretor técnico do Detran, Fábio Pinheiro dos Santos, a siituação dos veículos será analisada para verificar o destino de cada um.
“O primeiro ato é retirar esse veículo e separar para ver a procedência dele. Tendo uma destinação correta, a gente leva para um pátio e [para que] depois o proprietário possa retirar. Mas pode ser que não seja proveniente da enchente, pode ser que tenha intencionalmente despejado no rio, e aí a gente vai verificar e ver a real situação desse veículo e, dependendo dessa situação, encaminhar para a autoridade policial ou para a destinação correta”, explica.
Entenda como cheias tornaram rios mais rasos e como isso pode agravar novas enchentes
O desassoreamento do rio é promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Nesse trabalho, equipes retiram a areia, a terra, o lodo e a sujeira que ficaram acumulados no fundo do rio em razão da enxurrada.
“Essa ação aqui é importante para que as pessoas voltem para olhar para o rio e para que a gente entenda que nós precisamos de todos juntos para poder recuperar essas margens”, diz a secretária Marjorie Kaufmann.
Barco encalhado desde a enchente bloqueia canal em Triunfo
Carro retirado do Rio Taquari
Reprodução/RBS TV
Os temporais que afetaram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio provocaram enchentes em diversas regiões do estado. O Vale do Taquari foi uma das localidades mais afetadas.
Ao todo, 183 pessoas morreram em decorrência do desastre. Outras 27 pessoas seguem desaparecidas.
A região já havia sido atingida por outra enchente, em setembro de 2023, com 54 mortos.
Leia também:
Moradores do Vale do Taquari migram para áreas mais altas
Antena em prédio mais alto do RS deve garantir sinal de rádio em situações de emergência
Aeroporto Salgado Filho prepara retomada dos voos comerciais
Começa nova fase de desassoreamento do Rio Taquari
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.