Juliana Paes fala sobre a criação de dois adolescentes: “Fortalecer o olhar respeitoso para o feminino”

Juliana Paes falou sobre sua maternidade e os desafios de criar adolescentes. A atriz é casada com Carlos Eduardo Baptista e é mãe de Pedro, de 13 anos, e Antônio, de 11.

“Ver meus filhos passando da infância para a adolescência é algo muito delicado, que mexe comigo de um jeito profundo, me fazendo questionar se estou educando-os da maneira certa. Esses pensamentos têm aparecido com mais frequência nesse novo momento que estou vivendo”, afirmou.

A artista diz conversar sobre tudo com os filhos e que o diálogo é essencial para a relação, ainda mais que ambos pertencerem a uma geração com acesso às redes sociais. “A gente conversa sobre tudo. Meus filhos são crianças muito conectadas. Por mais que a gente tente blindar os filhos, é inevitável que eles tenham contato com as redes sociais. Por isso, preciso ter essas conversas com eles”, explica.

A atriz conta que fica de olho nos contatos externos que seus filhos têm, pois seu objetivo é criar dois homens que não reproduzam comportamentos machistas ainda existentes na sociedade.

“O mais difícil são os inputs externos que eles recebem, às vezes até de pessoas da família. É impossível blindá-los totalmente de influências machistas. O importante é fortalecer neles um olhar respeitoso para o feminino e para as mulheres, para que entendam que as mulheres têm seus desejos, vontades e os mesmos direitos. Eles não podem normalizar a ideia de que existe um universo masculino com vantagens sobre o feminino”, analisa.

“Tento mostrar isso com exemplos: quando a gente assiste a um filme ou vê um telejornal e aparece alguma matéria que traz cenas de violência contra a mulher, eu mostro para eles: ‘Olha só, está vendo como é difícil? Vocês estão prestando atenção nesses números?’. Outro dia, perguntei se acham que estamos tendo mais casos de violência contra a mulher ou se eles estão sendo mais noticiados. Às vezes, eles ficam sem saber responder, mas uso esses exemplos práticos porque acho que são mais didáticos”, explica.

Recentemente, Juliana interpretou uma mulher vítima de abuso sexual em Pedaço de Mim, da Netflix. “Dou o meu ‘sim’ para projetos que me desafiem de alguma forma. Não precisa ser o papel principal, mas precisa ter um propósito, me instigar como artista. Minhas ambições são continuar me reinventando, descobrindo novas formas de contar histórias. E, claro, seguir aprendendo, pois acredito que a arte está em constante transformação, e eu quero fazer parte dessa jornada.”

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.