Quem ganhou as eleições de 2024 em Porto Alegre?


Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito de Porto Alegre, neste domingo (27). Atual prefeito superou Maria do Rosário (PT). Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito de Porto Alegre, neste domingo (27). A vitória foi confirmada matematicamente por volta de 18h14 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja aqui quem são prefeitos os eleitos no segundo turno das eleições de 2024
Com 100% das urnas apuradas, o candidato à reeleição aparece com 61,53% dos votos válidos. O prefeito derrotou Maria do Rosário (PT), que soma 38,47% dos votos válidos.
Sebastião Melo: 406.467 (61,53% dos votos válidos)
Maria do Rosário: 254.128 (38,47% dos votos válidos)
Brancos: 27.249
Nulos: 26.811
Abstenção: 381.965
A vice-prefeita eleita é Betina Worm (PL). Com a vitória de Melo, ela se torna a primeira mulher a ocupar o posto no Paço Municipal na história da capital.
Em discurso, Melo agradeceu a população pela vitória e falou sobre as enchentes que atingiram a capital em maio.
“Tentaram crucificar o Melo nas enchentes, e o povo respondeu com mais de 61% e julgou o Melo das enchentes, mas julgou o Melo dos quatro anos de governo”, falou, com a voz embargada.
Sebastião Melo (MDB) vota em Porto Alegre
Leo Bartz/RBS TV
Quem é Sebastião Melo
Sebastião de Araújo Melo tem 66 anos e é natural de Piracanjuba, município goiano.
No final dos anos 1970, Melo se mudou para Porto Alegre, onde começou a trabalhar como balconista e carregador de verduras. Casado, o atual prefeito de Porto Alegre é formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e filiado ao MDB desde 1981.
Candidatou-se quatro vezes a uma vaga na Câmara de Vereadores de Porto Alegre até finalmente ser eleito, em 2000. Reeleito em outras duas ocasiões e presidente da Câmara quando desempenhava seu terceiro mandato, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por José Fortunati (PDT) nas eleições de 2012.
Em 2016, liderou uma coligação formada por 14 partidos e lançou sua primeira candidatura à prefeitura de Porto Alegre – contudo, foi derrotado por Nelson Marchezan Jr. (PSDB) no segundo turno. Em 2018, foi eleito deputado estadual, mas deixou o mandato ao conquistar o cargo de prefeito nas eleições de 2020, após derrotar Manuela d’Ávila (PCdoB) em segundo turno.
Sebastião Melo (MDB) no Jornal do Almoço
Reprodução/RBS TV
Quem é Betina Worm
Betina Worm é natural de Porto Alegre. Divorciada, Worm tem 59 anos. A vice-prefeita eleita é médica veterinária e concorreu pela primeira vez a um cargo público.
Tenente-coronel do Exército, filiou-se ao Partido Liberal no dia 26 de julho, data da convenção municipal do PL, uma prerrogativa possível aos militares da ativa.
Sebastião Melo (MDB) após apuração em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.