Enchente na Espanha mata 205 pessoas e supera tragédia no RS

A violenta enchente que atingiu a Espanha já registra o número de 205 vítimas, desde terça-feira (29). A maioria delas estão em Valência, uma das regiões mais afetadas pela tragédia: são 202 mortos na cidade. As outras três vítimas são dos estados vizinhos de Castilla-La Mancha e Andaluzia.

O novo levantamento divulgado pelo Centro de Coordenação de Emergência indica que o número de mortes causadas pela enchente no país europeu supera o de vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul, quando 183 pessoas morreram após o aumento do nível dos rios que banham o estado. Em termos de comparação, as chuvas no Rio Grande do Sul duraram cerca de 30 dias. Já na Espanha choveu durante apenas 8 horas.

O número de mortos pode aumentar já que o processo de levantamento e identificação das vítimas continua. Cerca de 1,7 mil militares trabalham na busca por pessoas entre os destroços. Conforme informações do Centro de Coordenação de Emergência de Valência, 447 pessoas ainda estão em abrigos, 150 estradas continuam bloqueadas. O governo anunciou que 6,2 mil hectares de plantações já foram afetadas.

Desde o início das tempestades, a Guarda Civil realizou, aproximadamente, 3,4 mil resgates nas zonas afetadas da província de Valência e estima-se que cerca de 300 pessoas ainda estejam isoladas. O número total de desaparecidos ainda é desconhecido. Cinco pessoas foram presas pois estariam saqueando uma loja de joias em um shopping em Aldaia, na região metropolitana de Valência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.