Confira como investir seu dinheiro em uma cooperativa de crédito


Cristina Kelly dos Santos, analista de investimentos Sênior do Centro Administrativo do Sicredi (CAS), analisa o cenário econômico e os benefícios de investir em uma cooperativa. É comum existirem dúvidas no momento de investir, por isso é importante contar com análises e orientações de especialistas para ter mais assertividade na hora de fazer o dinheiro render. Cristina Kelly dos Santos, analista de investimentos Sênior do CAS Centro Administrativo do Sicredi (CAS), explica que o primeiro passo para ter resultados nos investimentos é conhecer o perfil de investidor.
São três classificações usadas para a indicação dos melhores produtos e soluções, de acordo com o momento de vida e objetivo do investidor, são eles: conservador, moderado e arrojado, explica a analista de investimentos. “O perfil conservador prioriza a segurança para seus investimentos; o perfil moderado é aquele que está disposto a correr alguns riscos, aceita trabalhar com prazos mais longos, mas não abre mão da segurança; já o perfil arrojado procura a maior rentabilidade possível e tem tolerância às oscilações do mercado. Independente do perfil e momento de vida, o Sicredi conta com uma equipe especializada para orientar seus associados na escolha dos melhores investimentos para o seu portfólio”, destaca.
Para os investidores mais arrojados, o Sicredi oferece acesso direto ao mercado de capitais, com sua operação de renda variável. Os associados podem negociar ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs pelo Home Broker Sicredi, além de contar com atendimento digital via WhatsApp da instituição, pelo número 51 3358-4770.
Análise de mercado – No cenário internacional, é preciso atenção a alguns fatores. A economia global afeta diretamente o Brasil, diante do contexto globalizado e das relações comerciais estabelecidas pelo país. Podemos constatar a desaceleração relativa da atividade global, a desinflação lenta, mas ainda em curso, perspectivas de cortes de juros nos EUA ao longo de 2024 e 2025, commodities com estabilidade de preços, além do aumento das incertezas geopolíticas, com os conflitos no Oriente Médio, podem influenciar as oscilações de mercado.
Acesse o site da Sicredi das Culturas RS/MG e conheça os benefícios de investir com a cooperativa
Em relação ao cenário econômico nacional, percebemos um crescimento econômico robusto, com retomada do ciclo de alta da Selic e da inflação no curto prazo, aumento do risco fiscal e parafiscal, o que no curto prazo tem gerado grande volatilidade nos preços dos ativos, além de fatores como as questões energéticas e climáticas, que devem ser monitoradas, pois podem alterar as expectativas de inflação. Diante do cenário de altas taxas de juros no Brasil, existem muitas oportunidades de investimentos em renda, que são considerados os mais seguros. O momento é ideal para uma boa rentabilidade com baixo risco em produtos como: RDC/CDB, LCA’s, LCI’s, fundos de renda fixa e a mais popular de todas, a poupança.
Confiança para Investir – O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 120 anos de história. Assim como as demais instituições financeiras fiscalizadas pelo Banco Central, possui o FGCoop que no mercado é conhecido como FGC (Fundo Garantidor de Crédito), mas além desse possui outros três mecanismos, que são exclusivos do Sicredi, para trazer ainda mais segurança aos investidores.
“Atualmente, a Sicredi Asset Management possui mais de R$ 130 bilhões sob gestão e mais de 50 fundos e carteiras são geridas por esse time, esse volume financeiro coloca a Asset do Sicredi entre as 15 maiores gestoras do Brasil. Além disso, o Sicredi possui nota máxima na classificação de risco de crédito (rating AAA na Standard & Poor’s e Moody’s), isso demonstra que a instituição é extremamente confiável do ponto de vista financeiro”, afirma Cristina.
Cooperativismo – Diante de um cenário global instável, as cooperativas de crédito têm representado uma alternativa que fortalece o desenvolvimento local e de seus associados. Na cooperativa de crédito a gestão visa o bem comunitário e os clientes têm poder de decisão.
“As cooperativas de crédito incentivam e investem nos pequenos empresários e nas comunidades onde estão inseridas, para que o dinheiro permaneça na região e beneficie a todos. Além disso, incentivam o acesso facilitado ao crédito favorecendo a economia local e o crescimento de pequenos negócios”, conclui Cristina Kelly dos Santos, analista de investimentos Sênior do CAS Centro Administrativo do Sicredi (CAS).
Siga a Sicredi das Culturas RS/MG nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades

Adicionar aos favoritos o Link permanente.