Documentário resgata a memória de Mestre Borel e Giba Giba

O pré-lançamento do documentário 2 Batuqueiros acontece durante a semana da Consciência Negra, nesta sexta-feira (22), às 19h30, na Casa de Cultura Mario Quintana com entrada gratuita, sob limite de lotação. O curta-metragem resgata a memória de dois ícones emblemáticos da cultura negra gaúcha, Mestre Borel e Giba Giba. O filme tem como objetivo desvendar um lado pouco conhecido dos dois personagens.


Convite para o pré-lançamento do documentário / Mirian Fichtner/Divulgação

Produzido pela Cubo Filmes, o filme foi dirigido por Claudinho Pereira e Carlos Caramez, com direção de fotografia de Mirian Fichtner. Contou com o apoio do edital SEDAC nº 01/2022, FAC Filma RS. Com duração de 18 minutos, o filme registra o encontro único e histórico ocorrido entre o Mestre Borel e Giba Giba, na casa onde Borel morava com o seu filho Pingo Borel, no bairro da Restinga, em Porto Alegre.

Para o diretor Claudinho Pereira, o documentário narra a passagem entre gerações, onde o som do tambor é o elo que une pai e filho. “No ritmo e no toque pulsa um legado ancestral, transmitido em cada batida como uma herança viva. Em terras africanas, cada ancião que se despede leva consigo uma biblioteca de histórias, tradições e memórias. Este filme é um tributo ao poder das raízes, onde o tambor ressoa como guardião de saberes eternos.”


Encontro Pingo Borel e Eduardo Nascimento, filhos dos mestres / Foto: Mirian Fichtner/Divulgação

Depois da apresentação do documentário será realizada uma roda de conversa entre os autores e os principais personagens participantes do filme. Após, será realizada uma apresentação de capoeiristas do grupo Africanamente, coordenados pelo professor Guto Obafemi e dos toques de Pingo Borel e Edu Nascimento.  

Sinopse

O documentário curta-metragem 2 Batuqueiros” tem origem nas imagens de um registro inédito gravado num encontro único entre o músico e compositor Giba Giba e o alabê e babalorixá Mestre Borel. A narrativa é conduzida por Pingo Borel e Edu Nascimento, filhos e herdeiros culturais dos mestres. Também fazem parte do documentário o babalorixás Baba Dida de Iemonjá, o músico Nelson Coelho de Castro, o professor Reginaldo Gil Braga, entre outras personalidades que comentam a vida dos mestres da cultura negra gaúcha.

Ficha Técnica:
Direção: Claudinho Pereira e Carlos Caramez
Roteiro: Carlos Caramez
Direção de Fotografia: Mirian Fichtner
Montagem: Mauris Hanssen
Direção de Produção: Cláudio Fagundes
Produtora: Cubo Filmes
Parceiras realizadoras: Pluf Fotografias e Audiovisual, Caminho do Mar e Família Pereira

Confira o teaser do documentário:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 2batuqueiros o filme (@2batuqueiros)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.