Casa Branca diz que acordo de cessar-fogo para guerra no Líbano está próximo

As discussões que o governo dos Estados Unidos teve sobre o cessar-fogo no Líbano foram positivas e estão indo na direção certa para um acordo, disse a Casa Branca nesta segunda-feira (25). “Estamos perto”, afirmou o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

“As discussões foram construtivas, e acreditamos que a trajetória disso está indo em uma direção muito positiva. Mas, sim, nada está feito até que tudo esteja completo”, adicionou.

Netanyahu aprova acordo “a princípio”, diz fonte

Uma fonte afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aprovou “a princípio” o acordo de cessar-fogo com o Hezbollah durante uma consulta de segurança com autoridades israelenses na noite de domingo (24).

Entretanto, havia ressalva sobre alguns detalhes, que continuam sendo negociados. Várias fontes enfatizaram que o acordo não será final até que todas as questões sejam resolvidas. O porta-voz do premiê afirmou que o gabinete de Israel votará o acordo nesta terça-feira (26), destacando que ele deve ser aprovado.

Entenda os conflitos no Oriente Médio

Israel lançou uma grande ofensiva aérea e terrestre contra o grupo Hezbollah no Líbano no final de setembro. Assim como o Hamas, o Hezbollah e a Jihad Islâmica são grupos radicais financiados pelo Irã, e, portanto, inimigos de Israel.

Os bombardeios no Líbano se intensificaram nos últimos meses, causando destruição e obrigando mais de um milhão de pessoas a saírem de casa para fugir da guerra. O conflito entre Israel e o Hezbollah já deixou dezenas de mortos no território libanês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.