Optimus, robô humanoide de Elon Musk, tem versão em miniatura à venda

O robô humanoide da Tesla, o Optimus, ganhou uma mini versão de cerca de 18 centímetros, batizado de Tesla Bot Action Figure. O novo produto da marca custa US$40, está à venda no site da empresa de Elon Musk e, apesar do recém lançamento, já se encontra fora de estoque nos Estados Unidos.

A nova versão é diferente e menos tecnológica do que o Optimus original, lançado em outubro de 2022, que possui autonomia e chega a pesar mais de 70 quilos. A proposta da nova invenção da marca do bilionário é que o mini androide seja um assistente para os seres humanos.

O Tesla Bot Action Figure é composto por mais de 40 peças que oferecem 20 pontos de articulação para a máquina, com um pequeno suporte de carregamento e acompanha uma mini versão do CyberHammmer, o ‘martelo’ da Tesla.

O “bonequinho”, porém, está longe de ter as mesmas funções da sua versão original. Apresentado em 2022, o robô humanoide Optimus tem 73 quilos, possui uma cabeça, locomove-se por duas pernas e possui dois braços com mãos, que trazem polegares opostos. A Tesla afirma que o Optimus possui processador da marca, com conexão Wi-Fi e de celular, bem como recursos de áudio e cibersegurança. A bateria tem capacidade de 2,3 kWh.

Com isso, o robô é capaz de reconhecer objetos, como caixas, e realizar tarefas com eles, e já foi visto fazendo tarefas como dobrar camisetas e carregar objetos.

Estúdio de jogos

Elon Musk afirmou, recentemente, no X (antigo Twitter) que vai lançar um estúdio de jogos de inteligência artificial (IA) para “tornar os jogos excelentes novamente”, em trocadilho com o slogan “Make America Great Again”, muito usado pelo presidente eleito dos EUA Donald Trump, candidato que o bilionário apoiou.

Na postagem, Musk diz que há “muitos estúdios de jogos de propriedade de grandes corporações” e que a xAI, em breve, terá seu próprio estúdio de jogos.

Não está claro como será esse estúdio de jogos, mas, nos últimos anos, os estúdios têm confiado cada vez mais na IA para cortar custos crescentes e ajudar com ideias criativas. Um desses projetos para alavancar a tecnologia é o novo projeto “Alterra”, da Ubisoft, que usou muito a IA durante o processo criativo e de ideação para criar seus personagens, chamados “Matterlings”.

Elon Musk é… gamer?

No início deste mês, foi revelado que ele era, de alguma forma, um dos 20 melhores jogadores de “Diablo 4”, apesar de comandar empresas, como Tesla, SpaceX, X e mais; O bilionário também se envolveu em streaming, com sua primeira transmissão no X atraindo 1,3 milhão de espectadores; Para colocar isso em perspectiva, outros grandes streamers do universo gamer no mundo não chegam a esses números.

Elon Musk tem o hábito de dar declarações apenas para polemizar, então, não é possível saber se ele está falando sério sobre um estúdio de jogos de IA, mas é possível que um projeto do tipo realmente esteja nos planos. Precisaremos esperar para saber o que o futuro da xAI reserva para o mundo dos games.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.