Piratini 2026: PSOL terá Roberto Robaina como candidato ao governo enquanto PT tentará o centro

Mais uma vez, as movimentações visando as eleições de 2026 começam a dar o que falar na política gaúcha. Desta vez, a informação é que o PSOL irá lançar o vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina, como candidato ao Palácio Piratini. Enquanto isso, a tendência é que o PT adote uma postura mais moderada e faça uma guinada ao centro.

Apesar disso, essa postura de ambos os partidos parece ser direcionada apenas para o primeiro turno do próximo pleito. Foi adiantado que, em um segundo turno, alianças e frentes mais amplas devem ser formadas, dependendo da situação eleitoral que se apresentar. Assim, apenas o tempo dirá como ambos os partidos vão se comportar. Além disso, vale dizer que, até o momento, o PT não apresentou um nome para disputar a majoritária.

Recentemente, trouxemos a questão de que a esquerda brasileira está diante de uma encruzilhada e que, com isso, os partidos não estão chegando a um consenso em relação ao futuro. Visando à própria sobrevivência, a tendência era que o PT migrasse para o centro (fato que está, aos poucos, se confirmando). Enquanto isso, as alas mais incisivas da esquerda se recusavam a adotar tal postura, permanecendo firmes em uma visão progressista clássica. Nós adiantamos aqui que, se continuasse dessa forma, a tendência seria a de haver uma ruptura na esquerda como a conhecemos. E, novamente, isso parece estar se tornando uma realidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.