Bombeiros resgatam tamanduá em pátio de residência no RS

Um encontro inusitado marcou a tarde de domingo (1º) de uma família de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul. Um tamanduá-mirim foi resgatado por equipes do 11º Batalhão de Bombeiros Militar após ser encontrado em um pátio de residência no bairro Industrial.

De acordo com os bombeiros militares, o animal, aparentemente saudável, pode ter procurado a casa em busca de alimento, e buscou abrigo em uma árvore após investida dos cachorros da residência contra ele.

Diante da situação, os proprietários da casa acionaram os bombeiros, que realizaram o resgate com segurança. Após o resgate, o tamanduá foi devolvido à natureza em uma área de mata, longe da área urbana.

O tamanduá-mirim, também conhecido como tamanduá-colete, é um mamífero solitário, dócil, que se destaca pela sua língua comprida, podendo chegar a 40 centímetros, e pela pelagem contrastante, que lhe rendeu o apelido. Apesar de sua aparência inofensiva, ele desempenha um papel importante no ecossistema, controlando a população de insetos.

Essa espécie é bastante adaptável e pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, desde a Amazônia até o Cerrado e o Pampa. No entanto, o desmatamento e as queimadas representam uma ameaça significativa à sua sobrevivência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.