Sistema Defesa Civil Alerta entra em operação no RS

Equipe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atuando em sala de monitoramento. Monitores exibem informações durante teste do sistema Defesa Civil Alerta

Entrou em operação no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (4), o sistema Defesa Civil Alerta, que envia avisos sonoros e textuais em casos de desastres de grande perigo. A criação da tecnologia ocorreu de uma parceria do Ministério das Comunicações, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e das operadoras de telefonia.

“Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta”, destaca o coordenador-geral de monitoramento e alerta do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Tiago Schnorr.

“Para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”, salienta Schnorr.

Como funciona o Defesa Civil alerta

A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro. O aviso suspende qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.

O disparo dos alertas ocorre para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G. Conforme a Defesa Civil, não há necessidade de cadastro prévio do usuário.

Demonstração do sistema de alertas

No último fim de semana, 36 municípios do Rio Grande do Sul receberam um alerta de demonstração. O objetivo era mostrar a funcionalidade do Defesa Civil Alerta para a população.

As cidades gaúchas que receberam o alerta de demonstração foram: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.

Projeto piloto

Em agosto deste ano houve outro teste em 11 municípios brasileiros durante 30 dias. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul. Também participaram Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Um mês após o início do projeto-piloto, a população das 11 cidades aprovou o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

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