Museu de Arte do RS reabre após sete meses de recuperação com exposição sobre enchente


Reabertura acontece nesta sexta-feira (6), no Centro de Porto Alegre. Exposição “Post scriptum – Um museu como memória” apresenta os impactos causados pela tragédia climática. Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) inundado na enchente de maio no RS
Divulgação/ MARGS
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), vinculado à Secretaria da Cultura (Sedac), reabrirá suas portas ao público nesta sexta-feira (6). Com a exposição “Post scriptum – Um museu como memória”, o evento marca um novo capítulo para o histórico prédio cultural em Porto Alegre após sete meses da enchente que atingiu o estado no mês de maio.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A cerimônia de abertura será às 14h, em evento fechado para convidados e imprensa. É esperada a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
Já a partir das 15h, o público poderá visitar a exposição gratuitamente.
LEIA TAMBÉM
Heróis anônimos: Porto Alegre ganha monumento em homenagem aos voluntários das enchentes
ANTES E DEPOIS: seis meses após cheias no RS, veja como estavam e como estão lugares atingidos
Turismo impulsiona retomada econômica seis meses após pior enchente do RS; serra gaúcha investe em festas
Inundação e recuperação do museu
Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) inundado na enchente de maio no RS
Divulgação/ MARGS
“Post scriptum – Um museu como memória” apresenta os impactos causados pela tragédia climática, documentando os danos ao acervo e à estrutura do museu, além de destacar os esforços para sua recuperação.
Em maio deste ano, o térreo do MARGS foi completamente inundado, com a água atingindo até dois metros de altura no interior do edifício, um patrimônio histórico do estado. Veja foto acima.
No RS, 183 pessoas morreram em decorrência da enchente, sendo cinco na Capital. Além disso, mais de 160 mil pessoas e cerca de 49,2 mil edificações foram afetadas em Porto Alegre.
A recuperação do museu demandou um investimento de R$ 5,6 milhões, provenientes de diferentes fontes, como o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), recursos do orçamento da Sedac, apoio da Defesa Civil e doações.
Além disso, para dar continuidade às ações de restauro e modernização, a instituição também buscou financiamento por meio da Lei Rouanet.
Serviço
O quê: reabertura do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs)
Quando: sexta-feira (6), às 14h
Onde: primeiro andar do Margs (Praça da Alfândega, s/n°)
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.