ÁUDIO: Grupo neonazista planejou vingança contra homem negro que reagiu a ataque e matou dois em Porto Alegre, diz polícia


Mensagens obtidas pela Polícia Civil continham ameaças e discurso de ódio. Briga ocorreu no bairro Cidade Baixa. No entendimento do delegado, homem agiu em legítima defesa, por isso não foi indiciado pelas mortes. Grupo neonazista planejou vingança contra homem negro que matou dois após briga
Um grupo neonazista planejava vingança contra o homem negro que reagiu a um ataque e matou dois em Porto Alegre, segundo a Polícia Civil. Mensagens obtidas pela investigação continham ameaças e discurso de ódio (ouça áudio acima). A briga ocorreu no bairro Cidade Baixa, em outubro deste ano.
“Tá preso porque ele matou meu amigo. Vou matar a mãe do [nome do homem] quando ele sair da cadeia. Ele só tem a mãe dele mesmo, vou matar aquela (…) Da mesma forma que a gente vai enterrar nosso amigo, vocês vão enterrar o de vocês”, diz um dos suspeitos, cujo nome não foi divulgado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, Aristides Mathias Flach Braga e Lucas Vinicius Zatti atacaram o homem armados com um porrete com pregos fixados. O homem revidou com um canivete.
O homem negro chegou a ser preso no dia do ocorrido, mas foi solto. A investigação apurou que ele já havia sido ameaçado pela dupla anteriormente, via redes sociais, e que Aristides e Lucas tinham ligação com um grupo neonazista. No entendimento do delegado Eric Dutra, o homem agiu em legítima defesa, por isso não foi indiciado pelas mortes.
Morre homem esfaqueado em briga junto com réu por racismo
Homem é morto e outro fica ferido durante briga na Capital
O grupo ao qual Aristides e Lucas fariam parte foi alvo de uma ofensiva da Polícia Civil. Foram apreendidos materiais com apologia ao nazismo, que pregariam preconceito contra negros e judeus.
Aristides Braga exibe banana em live transmitida na internet
Reprodução
Dois homens foram presos. Conforme a investigação, um seria o dono dos materiais com apologia ao nazismo encontrados durante o cumprimento dos mandados, e o outro teria feito as ameaças ao homem na internet. A célula teria ao menos 30 integrantes, segundo a polícia.
Câmeras registram briga que terminou com um morto em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.