Vacina contra contra o câncer: o que se sabe sobre o imunizante gratuito anunciado pela Rússia

O governo russo anunciou que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído para pacientes de forma gratuita a partir do início de 2025.

De acordo com a agência russa de notícias, a vacina foi desenvolvida em colaboração com diversos centros de pesquisa. Ensaios pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.

O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.

“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.

O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.

A pesquisa para desenvolvimento das vacinas foi financiada por um programa governamental voltado para o avanço da biotecnologia e a melhoria do sistema de saúde pública. Este programa também prevê parcerias internacionais para compartilhamento de dados e aprimoramento de tecnologias relacionadas ao combate ao câncer.

Especialistas que acompanham o projeto indicaram que as vacinas foram testadas em modelos pré-clínicos e, mais recentemente, em voluntários humanos. Segundo os pesquisadores, os estudos clínicos iniciais registraram resultados promissores, incluindo redução significativa no tamanho de tumores em pacientes testados.

Aumento de capacidade

O governo russo informou, na semana passada, ainda que está ampliando a capacidade de produção dessas vacinas. Para isso, novos centros de fabricação estão sendo construídos e equipados para atender à demanda interna e, possivelmente, exportar os imunizantes no futuro. Além disso, uma rede de clínicas será preparada para oferecer o tratamento gratuitamente no início de sua distribuição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.