Rio Grande do Sul: cidade gaúcha registra 1ª morte por leptospirose após enchentes

Acúmulo de lixo favorece o aparecimento de doenças como a leptospirose (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Um homem de 67 anos morreu de leptospirose no município de Travesseiro (RS), no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A morte ocorreu na sexta-feira (17), mas foi confirmada apenas no domingo (19) pela Secretaria Municipal de Saúde. O governo do estado aguarda confirmação laboratorial do óbito.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

A doença é uma das que mais preocupa as autoridades de saúde, pois há grande risco de casos em razão do contato com a água das cheias. A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedores e contraída, geralmente, pelo contato com água ou solo contaminados.

Leia também

Caos em Santa Catarina: chuva avança e deixa quase mil pessoas fora de suas casas

Segundo a Defesa Civil do estado, são 271 desalojados (que tiveram de deixar suas residências e estão abrigados em casas de familiares ou amigos) e 716 desabrigados; 8 cidades já decretaram emergência

Sintomas

Os principais sintomas da doença são:

  • Na fase inicial, os pacientes podem sentir febre igual ou maior que 38 graus;
  • Dor na região lombar ou na panturrilha;
  • Dor de cabeça;
  • Conjuntivite. Os sinais de alerta para gravidade da doença são tosse, hemorragias ou insuficiência renal.

Tratamento

O Ministério da Saúde orienta que os casos suspeitos de leptospirose no Rio Grande do Sul devem iniciar o tratamento imediatamente, que consiste no uso de substâncias e medicamentos para evitar o desenvolvimento da doença.

(Com Agência Brasil)

Leia também

Sobe para 157 o nº de mortos no Rio Grande do Sul; nível do Guaíba volta a aumentar

A Defesa Civil informou, ainda, que o número de pessoas desaparecidas é de 88 e há 806 feridos; nível das águas do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), voltou a subir, chegando a 4,32m nesta segunda-feira (20)

The post Rio Grande do Sul: cidade gaúcha registra 1ª morte por leptospirose após enchentes appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.