Os Colonos de Felipe Gálvez tem exibição no Cineclube de Torres (RS)

Filme de Felipe Gálvez, Os Colonos lembra Assassinos da Lua das Flores ao acompanhar primórdios da ocupação branca da Terra do Fogo. Um faroeste latino, que será exibido nesta segunda (10), às 20h, na tela da Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto da Up Idiomas (rua Cincinato Borges 420) no município de Torres (RS). A sessão tem entrada franca e integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero-americana, realizado pelo Cineclube Torres.

O ciclo neste ano em Torres traz nove filmes, exibidos nas segundas-feiras de fevereiro e março, às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (rua Pedro Cincinato Borges, 420). Cada produção é oriunda de um país, numa seleção ampla e variada: a cinematografia brasileira, a ibérica (Portugal/Espanha) e a latino-americana, com filmes argentinos, chilenos, mexicanos, venezuelanos, uruguaios e peruanos.

Os Colonos, nesta segunda-feira, é o primeiro filme do diretor é dividido em quatro episódios. A cena de abertura já anuncia que é um lugar onde a vida de um homem vale menos que a de um animal. Retratando o desastre do avanço de homens brancos sobre os povos originários ao abordar o processo de colonização na América do Sul no início do século XX.

O filme recebeu o prêmio Un Certain Regard FIPRESCI no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile para melhor filme internacional no Oscar 2024, não chegando à seleção final. Artístico, mas penetrante, este aclamado épico de fronteira lança um olhar corajoso para o passado, ousando reimaginar a sua representação no presente e no futuro. A produção do primeiro longa de Gálvez durou nove anos – metade deles buscando financiamento dentro e fora do país.

Confira o trailer:

Cineclube Torres

O Cineclube Torres é uma associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo Ibram, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Programação do ciclo de filmes

Segunda dia 10 de fevereiro:

Os Colonos | 2024 | Chile

Um chileno mestiço cavalga para o sul em uma expedição liderada por um ex-capitão inglês e um mercenário norte-americano, para cercar terras concedidas a um rico proprietário espanhol, José Menéndez. Os Colonos é um western revisionista que explora os temas da colonização, da violência e do extermínio sofrido pela população indígena.
Diretor: Felipe Gálvez Haberle.

Segunda dia 17 de fevereiro:

A Camareira | 2019 | México

Vencedor do melhor filme de estreia do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano de 2020. Em um hotel de luxo na Cidade do México, Eve, uma jovem de 24 anos, trabalha como camareira. Ela logo percebe, porém, que nem sempre quem faz o trabalho pesado é recompensado.
Diretora: Lila Avilés.

Segunda dia 24 de fevereiro:

Família Submersa | 2018 | Argentina

A irmã e companheira de Marcela, Rina, morre subitamente, deixando-a triste e perturbada. Seu velório é marcado por conversas sobre o passado que incomodam Marcela. Produção intimista, explorando os processos de luto e superação.
Diretora: María Alché.

Segunda dia 3 de março – Sessão Especial “Dia Internacional da Mulher”:

Rosa Chumbe | 2017 | Peru

Rosa Chumbe é um filme de drama peruano de 2017, dirigido e escrito por Jonatan Relayze, selecionado como representante de seu país aos Oscar de 2018. Policial veterana com problemas de jogo e bebida, Rosa mora com a sua filha e o seu neto. Um dia, depois de uma briga homérica, a jovem sai de casa deixando Rosa e a criança para trás.
Diretor: Jonatan Relayze.

Segunda dia 10 de março:

Alcarràs | 2022 | Espanha

Em uma pequena aldeia catalã, os produtores de pêssego da família Solé passam todos os verões juntos colhendo frutas de seu pomar. Mas quando surgem novos planos de instalar painéis solares e cortar árvores, esse grupo enfrenta o despejo.
Diretora: Carla Simón.

Segunda dia 17 de março:

Os Tubarões | 2019 | Uruguai

Em uma pequena cidade litorânea relatos de avistamentos de tubarões criam pânico na região. Enquanto isso, a adolescente Rosina começa a caçar suas próprias presas à medida que sua atração intensa por um colega de trabalho mais velho aumenta.
Diretora: Lucia Garibaldi.

Segunda dia 24 de março:

El Amparo | 2016 | Venezuela

Em El Amparo, na localidade fronteiriça da Venezuela com a Colômbia, dois homens sobrevivem a uma chacina perpetrada por tropas numa embarcação no rio Arauca. Os homens dizem que são simples pescadores, mas a pressão para que cedam à versão oficial é avassaladora.
Diretor: Rober Calzadilla.

Segunda dia 31 de março – Sessão Especial “Ditadura Nunca Mais”:

Tatuagem | 2013 | Brasil

Um jovem militar (Jesuíta Barbosa) visita uma comunidade onde vive e atua um familiar, ficando encantado com o universo criado pela companhia e com seu líder Clécio (Irandhir Santos). Grande história de uma trupe que mesmo durante a ditadura dos anos 70 criou em Recife o Chão de Estrelas, uma equipe de teatro onde vivem o amor livre e a paixão pela arte.
Diretor: Hilton Lacerda.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.