MP pede internação pelo prazo máximo de adolescente acusado de matar policial durante operação em Butiá


Natural de Brasília, Daniel Abreu Mendes, de 40 anos, foi morto a tiros durante ação contra o tráfico de drogas. Policial é morto por adolescente em Butiá
O Ministério Público (MP) pediu à Justiça que um adolescente de 17 anos acusado de matar a tiros um policial civil durante uma operação contra o tráfico de drogas em Butiá, cidade a 81 km de Porto Alegre, cumpra internação pelo prazo máximo previsto pela legislação, que é de 3 anos.
O MP também solicitou ao Judiciário que o adolescente seja impedido de realizar atividades socioeducativas fora do local onde está internado.
O pedido está sob análise da Justiça e uma decisão deve ser tomada até 21 deste mês.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O policia civil morto é o escrivão Daniel Abreu Mendes, de 40 anos. O chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Sodré, relata que, em 21 de janeiro deste ano, Mendes estava responsável por cumprir, junto com outros policiais, um mandado de busca e apreensão na casa de uma mulher de 26 anos suspeita do crime de tráfico de drogas.
“Ao chegar à casa da suspeita, o adolescente [que estava no local] reagiu e atirou [com uma arma de fogo] contra os policiais. Um dos disparos atingiu ele (Daniel) no pescoço. O adolescente foi apreendido e a mulher de 26 anos foi presa em flagrante”, conta.
Mendes chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele era natural de Brasília e trabalhava na delegacia de Guaíba. O policial deixou a esposa e uma filha.
Daniel Abreu Mendes, policial morto durante operação em Butiá
Reprodução/ RBS TV
Histórico de crimes
O adolescente já havia sido apreendido duas vezes por delitos cometidos em 2024: uma vez pela morte de um adolescente em 2023 e outra por usar arma de fogo e ameaçar integrantes de um grupo rival no ano passado.
O MP pede, agora, que à Justiça que o adolescente cumpra medida socioeducativa também pelos atos infracionais análogos aos delitos de homicídio qualificado consumado, seis tentativas de homicídio qualificado, posse irregular e posse ilegal de armas de fogo e munições, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.