Serviços regionais do TCE criam e-mail para facilitar diálogo com os municípios

Licitações, contratações e até ações de empréstimos de maquinários entre um município e outro, por exemplo, podem ser flexibilizadas por causa da situação de calamidade pública

Anselmo Cunha / Agencia RBS
TCE está com o sistema e canais de comunicação interrompidos após interrupção da ProcergsAnselmo Cunha / Agencia RBS

Com os sistemas da Procergs desativados por causa da inundação em Porto Alegre, as coordenações dos serviços regionais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) criaram e-mails para facilitar o diálogo com os gestores públicos municipais em meio à crise deixada pelas enchentes no RS.

Os canais de comunicação podem ser acessados por gestores e servidores que precisem de orientação e troca de informações durante o momento de crise. Na prática, licitações, contratações e até ações de empréstimos de maquinários entre um município e outro, por exemplo, podem ser flexibilizadas nas situações de calamidade públicacomo a enfrentada pelo Estado.

— Neste momento estamos vivenciando de perdas irreparáveis com necessidade dos municípios tomarem providência em todos os sentidos e de não estarem, neste momento, podendo obedecer à legislação, o TCE tem se colocado ao lado dos municípios e do Estado para facilitar a situação — disse o coordenador regional do TCE em Passo Fundo, Neronte Cavalheiro.

Só o Serviço Regional do TCE em Passo Fundo atende a 64 municípios e 147 órgãos, incluindo prefeituras, câmaras de vereadores e entidades diretas, como hospitais, consórcios e fundações. O TCE é responsável pela fiscalização da aplicação do dinheiro público, receitas, admissões e bens patrimoniais do Estado e Municípios. Os prazos processuais e audiências estão suspensos até 15 de maio.

Em situações normais, há necessidade de convênios ou legislações específicas para o empréstimos de máquinas ou veículos entre municípios, por exemplo. Por causa da situação atual, o Tribunal entende que pode haver casos de flexibilização com o intuito de agilizar o socorro às pessoas que ainda precisam se resgate ou estão em vulnerabilidade por causa das enchentes.

No e-mail, o objetivo do órgão é auxiliar as contratações de pessoal, realização de obras e serviços no período de crise, além de orientar sobre a forma legal de viabilizar “medidas não usuais”, como o abastecimento, empréstimo de veículos e máquinas entre municípios e despesas com alimentação e voluntários.

“Sem descuidar de sua missão fiscalizatória, o TCE reconhece que as ações imediatas, com o objetivo de socorrer a população atingida e restabelecer as condições de segurança das áreas atingidas, não podem ser inviabilizadas por entraves burocráticos“, diz nota enviada à imprensa.

E-mails alternativos do TCE-RS

Endereços serão usados para auxiliar gestores e servidores públicos enquanto persistir a queda do sistema da Procergs.

Cartilha de auxílio aos municípios

Além do e-mail, o TCE-RS também disponibiliza uma cartilha informativa aos municípios. O objetivo é auxiliá-los sobre as medidas a tomar em casos de emergência ou calamidade pública.

O material foi elaborado após as enchentes de setembro de 2023 e passa por revisão para atender às demandas da situação atual. Uma versão atualizada deve ser disponibilizada aos entes públicos até sexta-feira (10). Acesse a cartilha neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

[email protected]