Polícia Federal prende 19 candidatos com mandados de prisão em aberto durante eleições municipais

A Polícia Federal (PF) prendeu 19 candidatos com mandados de prisão em aberto, entre os dias 17 e 19 de setembro, durante as eleições municipais. As prisões ocorreram em vários estados do Brasil e envolveram candidatos de diferentes partidos.

Os crimes relacionados aos mandados incluem dívida por pensão alimentícia, tráfico de drogas, corrupção ativa, porte ilegal de armas, promoção de imigração ilegal, e estupro de menor. Segundo o portal g1, havia um total de 61 candidatos com mandados de prisão em aberto participando do pleito.

Embora um mandado de prisão em aberto não impeça a candidatura, a legislação brasileira proíbe a participação eleitoral de condenados por decisão definitiva ou por um colegiado de juízes. No caso de inadimplência de pensão alimentícia, mesmo uma condenação não barraria o candidato, conforme explica o advogado especialista em direito eleitoral Alberto Rollo.

A PF também prendeu Jonatas Henrique Pimenta, envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e que havia se candidatado para vereador em Olímpia (SP). Ele foi capturado por policiais federais em São José do Rio Preto, após ter um mandado de prisão emitido pelo STF no final de agosto. Outros dois suspeitos de envolvimento nos atos de 8 de janeiro também já foram presos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.