Bolsonaro faz vídeo apoiando coronel Ustra, primo de torturador de Dilma Rousseff

Foi divulgado, nesta terça-feira (24), um vídeo do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, declarando apoio à candidatura do Coronel Ustra para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A gravação foi feita no que, aparentemente, foi um mini-mercado, contendo de fundo vários pacotes de salgadinhos e vinhos. “Eu sinto apenas que meu título não seja de Porto Alegre para poder cravar Ustra”, diz Bolsonaro no vídeo.

Agora candidato a vereador pelo PL, o tenente-coronel do Exército Marcelo Ustra é primo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que foi um dos mais notórios torturadores durante o regime militar (1964-1985). Ele, inclusive, foi acusado de ser um dos torturadores da ex-presidente da República, Dilma Rousseff,durante o período que foi chefe do DOI-Codi, divisão de repressão da ditadura, entre 1970 e 1974.

Marcelo Ustra tinha cargo no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro e chegou a viajar com a comitiva do ex-presidente a Orlando, nos Estados Unidos, no final de 2022. Na ocasião, Bolsonaro havia viajado para não ter que passar a faixa presidencial ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Nos primeiros dias do novo governo, Ustra foi exonerado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.