Diversas orcas são avistadas em Tramandaí

Nos últimos dias, várias orcas foram avistadas em Tramandaí. Um dos registros foi feito por pesquisadores do projeto Botos da Barra, que observaram os cetáceos nas águas próximas à desembocadura da Barra do Rio Tramandaí. Durante o monitoramento, a equipe também avistou duas baleias francas.

Em outro incidente, mergulhadores da Petrobras estavam trabalhando em uma das monoboias de Tramandaí quando as orcas apareceram. Imediatamente, os mergulhadores suspenderam suas atividades e se deslocaram para outra monoboia, com as orcas os seguindo. Os trabalhadores relataram que a presença dessa espécie nas águas de Tramandaí é considerada incomum.

Um estudo do Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio aponta que, desde 2010, as orcas foram avistadas em algumas ocasiões em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Essa frequência pode estar relacionada ao aumento do número de baleias francas no litoral, que aparecem entre junho e novembro para acasalar ou dar à luz, já que as orcas são um de seus predadores naturais.

Embora sejam popularmente conhecidas como “baleias-assassinas”, as orcas pertencem à família dos golfinhos. O biólogo Paulo Flores, com mais de 20 anos de experiência no estudo de golfinhos e atuante no Centro de Mamíferos Aquáticos, explica que essas criaturas habitam todos os oceanos, independentemente da profundidade e temperatura.

As orcas se alimentam de peixes, tartarugas marinhas, outros golfinhos, baleias e tubarões. Segundo Flores, não há registros de ataques de orcas a humanos na natureza, sendo que os incidentes ocorreram apenas em ambientes de cativeiro, como em parques aquáticos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.