Temporais no RS: prefeitura perde medição do nível do Guaíba após falha em estação no Cais Mauá


Lago ultrapassou 4,5 metros nesta sexta-feira (3). Água já invadiu ruas e avenidas. Temporal no RS: alagamento na Avenida Conceição, em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
A estação hidrometeorológica instalada no Cais Mauá, em Porto Alegre, apresentou problemas nesta sexta-feira (3) e perdeu a medição do nível do Guaíba, que transbordou e já atinge ruas e avenidas da Capital.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou que técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento estão, junto com a Defesa Civil, “averiguando o nível ‘in loco'”, ou seja, manualmente direto do local. “A Sema trabalha para retomar o acesso e disponibilização dos dados o mais breve possível”, disse a pasta.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O problema ocorre no momento em que Porto Alegre enfrenta a pior enchente desde 1941 – há 83 anos. O nível do Guaíba, chegou a 4,50 metros e continua subindo. A cota de inundação é de 3 metros na região do Cais Mauá. A Defesa Civil emitiu alerta “para inundação extrema” e orienta a população a evitar todas as regiões próximas ao rio.
Os temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29) já deixaram 32 mortos, 74 desaparecidas e 56 feridas. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, 24,2 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7.165 pessoas em abrigos e 17.087 desalojados (na casa de familiares ou amigos). Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351,6 mil pessoas.
Initial plugin text
Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia histórica por causa das enchentes
O Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre divulgaram que os estabelecimentos comerciais foram orientados a fechar no Centro Histórico e também no 4º Distrito.
Na quinta-feira (2), a Prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento das comportas do sistema de proteção contra as enchentes e decretou estado de calamidade pública. Mesmo assim, a água avançou e provocou alagamentos em algumas vias, como trechos da Orla, na Zona Sul, e as avenidas Mauá e Conceição, no acesso à Capital.
Vista aérea da enchente do lago Guaíba, que atinge a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (3).
Miguel Noronha/Estadão Conteúdo
Vista aérea da enchente que atinge a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 03 de maio de 2024. O Rio Guaíba transbordou em Porto Alegre e as águas invadiram pontos da cidade, como o CT do Sport Club Internacional e o centro histórico da capital gaúcha.
MIGUEL NORONHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.