VÍDEO: telhado de casa cede, e morador que esperava resgate com helicóptero é levado por enchente no RS


De acordo com a Brigada Militar (BM), uma segunda pessoa já havia sido içada e conseguiu ser salva. Caso ocorreu em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. Pessoa que esperava resgate em telhado cai na água; outra é içada por helicóptero no RS
Um vídeo que está circulando nas redes sociais registrou o momento em que um morador que esperava resgate com um helicóptero é levado pela enchente em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. Nas imagens, registradas na tarde de quinta-feira (2), é possível ver que o telhado cede e a residência é engolida pela água. (Veja vídeo acima)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Brigada Militar (BM), que realizava o salvamento, afirmou que uma equipe foi enviada para resgatar duas pessoas que estavam ilhadas em cima do telhado de uma residência. Uma delas conseguiu ser salva. Conforme a Corporação, a outra pessoa foi arrastada pela água quando o policial se encaminhava para realizar o salvamento.
Telhado de casa cede, e morador que espera resgate é levado por água
Reprodução
“A Brigada Militar lamenta profundamente o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática”, disse a BM em nota.
Águas do Guaíba invadem ruas e rodoviária de Porto Alegre
Imagens de satélite mostram evolução dos sete dias de chuvas
ANTES e DEPOIS de lugares atingidos pelos temporais
Com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano, RS soma mais de 100 mortes; entenda as diferenças entre desastres
Trinta e duas pessoas morreram, 74 estão desaparecidas e outras 56 ficaram feridas em decorrência dos efeitos do mau tempo. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil, 24,2 mil pessoas estão fora de casa, sendo 7.165 pessoas em abrigos e 17.087 desalojados (na casa de familiares ou amigos). Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351,6 mil pessoas.
O Vale do Taquari é a mesma região afetada pelo ciclone seguido de enchentes em setembro de 2023. Ao todo, 54 pessoas morreram na época e quatro ainda seguem desaparecidas.

Nota da Brigada Militar
A Brigada Militar esclarece sobre o vídeo que circula nas redes sociais, que mostra uma tentativa de salvamento realizada por uma aeronave da corporação, na tarde desta quinta-feira (2/5), no município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.
Uma equipe, a bordo de um helicóptero, foi enviada para resgatar duas pessoas que estavam ilhadas em cima do telhado de uma residência. O tripulante responsável pelo salvamento desceu e resgatou uma das pessoas com sucesso.
Ao descer para remover a segunda pessoa, a estrutura da casa não aguentou a violência da água e colapsou. O tripulante, que se encontrava içado ao helicóptero, sobreviveu. A segunda pessoa foi arrastada pela água.
A Brigada Militar lamenta profundamente o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática.
Veja as imagens da destruição da chuva nos últimos dias no Rio Grande do Sul
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.