Amaury Pasos, ícone do basquete brasileiro, morre aos 89 anos

Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro e ídolo do Corinthians, faleceu na madrugada desta quinta-feira (12), aos 89 anos. A causa da morte não foi revelada. Considerado um dos maiores jogadores da história do basquete nacional, Amaury foi bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1959 e 1963, além de medalhista de bronze nas Olimpíadas de Roma-1960 e Tóquio-1964.

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto, lamentou a perda. “Amaury foi um gigante, tanto na vida quanto no basquete. Um dos maiores de todos os tempos. É uma perda irreparável, mas seu legado e suas histórias serão eternas”, declarou.

A CBB emitiu nota oficial expressando condolências à família Pasos e decretou luto de três dias. O Corinthians, onde Amaury jogou entre 1966 e 1972, também se manifestou. “O Corinthians se une aos fãs, familiares e amigos neste momento de luto. Amaury representou o Timão e o Brasil em Mundiais e Jogos Olímpicos, sendo uma inspiração para gerações”.

Além das conquistas esportivas, Amaury Pasos deixou uma marca indelével no esporte brasileiro, sendo reverenciado como um dos pilares que levaram o basquete nacional ao cenário internacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.