Vice-presidente Geraldo Alckmin ouve mineiros de Candiota em visita ao RS

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) recebeu nesta sexta-feira (17) uma comissão de trabalhadores e empresários de Candiota que foram reivindicar uma Medida Provisória (MP) para reativar o funcionamento da usina Candiota III, fechada no dia 1º de janeiro. A informação é do diretor de comunicação do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Hermelindo Ferreira.

Conforme Ferreira, a audiência com Alckmin foi muito positiva. “Ele nos ouviu com atenção, ouviu representantes empresariais, ouviu políticos de diversos partidos e prometeu que segunda-feira (20) vai procurar o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para buscarem a criação de uma MP com o objetivo de salvaguardar a produção de energia em Candiota”. O dirigente sindical ressaltou que assim que tiver pronta a articulação, Alckmin prometeu avisar à comissão para que os trabalhadores se façam presentes para ajudar na elaboração da MP.

O encontro, articulado pelo deputado federal Dionilso Marcon (PT), aconteceu na Base Aérea de Canoas logo depois do desembarque do vice-presidente. A usina Candiota III está parada desde 1º de janeiro, devido ao encerramento dos contratos de geração e fornecimento de energia. A usina segue com o trabalho interrompido. Estima-se que o setor afete 36,2 mil famílias da região.

Na reunião, os trabalhadores expuseram suas razões e um projeto de transição que consideram mais humanizado, levando em consideração as 32 mil famílias que estão sofrendo diretamente com o fechamento da usina e os prejuízos causados a cerca de 40 municípios.

Na manhã de quarta-feira (15), cerca de 500 trabalhadores da mineração de carvão e da Usina Termelétrica Candiota III fizeram uma manifestação na frente da empresa pedindo uma Medida Provisória para o retorno de seu funcionamento. Na sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Projeto de Lei 576/2021, que disciplina o aproveitamento de potencial energético offshore, porém vetou o artigo 22 que previa subsídio para a contratação de energia proveniente de termoelétricas movidas a gás e carvão já instaladas até 2050.

Investimentos na Indústria Química

Alckmin veio ao Rio Grande do Sul para participar de uma cerimônia de anúncio de investimentos na indústria química, promovida pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Na ocasião Braskem, Innova, Grupo OCQ e Unipar anunciaram seus investimentos que foram viabilizados pelo Regime Especial da Indústria Química (Reiq Investimento), uma política pública que oferece incentivos fiscais para a indústria química e petroquímica.

O benefício prevê a redução das alíquotas da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as matérias-primas e insumos utilizados na produção de produtos químicos, com o objetivo de reduzir custos. Mais da metade dos recursos está relacionada aos investimentos em andamento ou já previstos para o Rio Grande do Sul. O restante será destinado aos estados de São Paulo, Bahia e Alagoas.


Adicionar aos favoritos o Link permanente.