Nova Petrópolis e Picada Café cobram agilidade em obras da BR-116

A imagem mostra um sinal de trânsito com um semáforo verde, indicando 10 minutos para avançar. O local é cercado por vegetação e uma estrada em condições variáveis, com cones de sinalização visíveis.
Crédito: Marco Dieter/Assessoria de Comunicação Picada Café

As prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café participaram, nesta quinta-feira (16), de uma reunião com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para cobrar soluções sobre os problemas estruturais nos trechos da BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul e entre Nova Petrópolis e Picada Café. As pistas sofreram avarias e desmoronamentos em consequência das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Estado nos últimos anos.

Os trechos de acesso entre Nova Petrópolis e as demais cidades da região chegaram a ficar completamente obstruídos em 2024 em razão dos desmoronamentos. Atualmente, o fluxo em ambos os trechos ocorre em meia-pista com sistema de “pare e siga”. Entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, os intervalos chegam a 25 minutos, enquanto entre Nova Petrópolis e Picada Café, o tempo de espera é de 10 minutos.

Durante a reunião, o diretor do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, informou que algumas etapas das obras tem previsão de encerramento ainda em janeiro. De acordo com ele, isso permitirá deslocar as sinaleiras e reduzir os tempos de espera. Um cronograma definitivo de obras está previsto para fevereiro. A previsão é de que os sistemas de “pare e siga” sejam eliminados até o final de 2025.

Impactos locais e regionais

Os problemas na rodovia têm prejudicado o turismo, a indústria, o comércio e a agricultura, especialmente em Nova Petrópolis. “As dificuldades de acesso ao município levaram, inclusive, ao fechamento de estabelecimentos comerciais. Trabalhadores, estudantes e pacientes que dependem da BR-116 enfrentam grandes desafios”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen.

A reunião também abordou a necessidade de investir em vias alternativas, como a pavimentação da rua Adolfo Michaelsen, que conecta Picada Café a Linha Olinda, e melhorias na estrada São José do Caí, que dá acesso a Caxias do Sul.

Monitoramento e obras prioritárias

O DNIT afirmou que o trecho entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que já contava com contenções desde 2016, passará por intervenções para evitar novos desmoronamentos. A rodovia possui monitoramento quase diário para avaliar o risco de novas movimentações.

Estiveram presentes na reunião representantes das prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café, lideranças empresariais locais, o deputado Elton Weber e o presidente do Contur Hortênsias, Daniel José Hillebrand.

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