Temporais no RS: veja resgates impressionantes durante as chuvas


Número de mortos subiu para 83. Ao todo, são 873 mil pessoas afetadas pelos efeitos da tragédia climática. Temporais no RS: Veja resgates impressionantes durante as chuvas
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram 83 mortos, 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas até esta segunda-feira (6), segundo a Defesa Civil. As imagens dos resgates são dramáticas (veja no vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme levantamento da Defesa Civil, outras 4 mortes estão sob investigação. São 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios (mais de 70%) do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas.
O aeroporto Salgado Filho, na capital Porto Alegre, está fechado desde a sexta-feira (3) por tempo indeterminado. Imagens mostram áreas alagadas no local.
Imagem de drone mostra voluntários procurando por moradores isolados em Canoas, no Rio Grande do Sul,
REUTERS/Amanda Perobelli
A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta.
Imagens feitas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e obtidas com exclusividade pelo g1 mostram uma visão em escala do antes e depois da maior tragédia do Rio Grande do Sul.

Moradores
“Agora chego aqui e não sei se tenho mais casa. Eu saí só com a roupa do meu filho”, diz Tatiane, uma das centenas de vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada. “A gente nunca viu nada assim. Via alagar, mas a água evacuava. Agora a água está cobrindo casas”, completa. Leia relatos de vítimas das cheias no estado. (veja no vídeo abaixo)
Vítima gaúcha relata os danos e perdas em razão da enchente
Estradas
Nesta segunda-feira (6), há bloqueios em 102 pontos de rodovias estaduais (veja quais) e 61 de rodovias federais (veja lista), totalizando 163 interrupções no trânsito. São 18 pontos interrompidos na BR-116, em cidades da Serra, da Região Metropolitana e do Vale do Sinos.
Nível do Guaíba
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (6), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.
Compare imagens das cheias de 1941 e de hoje em Porto Alegre
LEIA TAMBÉM
Como ajudar as vítimas dos temporais no RS
Saiba como receber alertas e informações úteis de órgãos oficiais
Guaíba ultrapassa marca dos 5 metros horas após registrar maior cheia da história
‘Efeito funil’ e ventos impedem escoamento das águas no RS; entenda
Saiba quem são as vítimas dos temporais
Situação de emergência
Enchentes no RS
O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.
Canoas (RS) tem mais de 80 mil casas debaixo d’água
Causas dos temporais
Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.
A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.
Papa Francisco menciona vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul durante a missa dominical do Vaticano
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.