Sesi Rubem Berta em Porto Alegre recebe desabrigados

Cerca de 150 pessoas abrigadas em um dos ginásios do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no bairro Menino Deus, foram realocados, nessa quarta-feira (8), para um espaço no Sesi Ruben Berta. A medida foi tomada devido à previsão de chuva para Porto Alegre.

Os demais 206 abrigados seguirão no ginásio principal. O novo espaço está localizado na rua Paulino Gonçalves Barcelos, nº 307, na Zona Norte.

Sala especializada

A prefeitura de Porto Alegre instalou uma Sala de Atendimento Especializado para crianças e adolescentes. O local funciona 24 horas no Clube Geraldo Santana, ponto de referência de acolhimento aos desabrigados.

O serviço é composto por profissionais da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE), Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, técnicos de assistência social e psicólogos.

A assistente social da Fasc, Suely Santos, afirma que, desde o primeiro dia da ação, os abrigos municipais e de parceiros também estão sendo visitados por equipes técnicas para garantir a proteção social de todos. “Na terça-feira chegaram dois adolescentes, mas já estão com a mãe. Estamos com a situação controlada em Porto Alegre em relação a crianças e adolescentes’’, afirma

“Desde o início das enchentes, foram menos de dez situações de crianças e adolescentes desacompanhados dos responsáveis, das quais tivemos apenas um acolhimento institucional. Os demais foram entregues aos responsáveis. Precisamos que as crianças e os adolescentes desacompanhados nos alojamentos provisórios sejam encaminhados ao Clube Geraldo Santana”, destaca a promotora de Justiça, Infância e Juventude, Cinara Vianna Dutra Braga.

— Procedimentos em alojamentos temporários:

* 1.Informar o endereço do local de alojamento emergencial, nome do responsável e contato telefônico para órgão oficial, por WhatsApp: (51) 99946-7885

* 2. Cadastrar todas as pessoas (criança, adolescente e adulto) que ingressaram no alojamento e, inclusive, se estão com núcleo familiar ou representante legal, e que saíram.

* 3. Comunicar o Conselho Tutelar, Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública se há crianças e adolescentes desacompanhados ou sem representante legal (telefones informados no item 7).

* 4. Verificar as questões de saúde e alimentação especial.

* 5. Criança e adolescente desacompanhado devem ser levados para o Clube Geraldo Santana (rua Luiz de Camões, 337, bairro Santo Antônio), onde haverá plantão do Conselho Tutelar 24h e a presença de técnicos.

* 6. Telefones para dúvidas: Conselho Tutelar: (51) 99158-1348, Ministério Público: (51) 99562-6647, Tribunal de Justiça: (51)99946-7885 (WhatsApp): Defensoria Pública: (51) 98594 8784.

O Geraldo Santana oferece às famílias desabrigadas alimentação, roupas, ração para os animais, atendimento médico e veterinário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.