VÍDEO: Imagens aéreas mostram Laçador, monumento histórico de Porto Alegre, alagado após chuvas


Cartão-postal fica na Zona Norte da Capital, nas proximidades do aeroporto. Inundação ocorre em consequência dos temporais que deixaram ao menos 100 mortos e 130 desaparecidos. Estátua do Laçador, símbolo de Porto Alegre, com o entorno alagado
Reprodução/TV Globo
Imagens aéreas mostraram um dos mais tradicionais cartões-postais de Porto Alegre ilhado. O entorno da estátua do Laçador, na Zona Norte da Capital, está tomado pela água. A inundação ocorre em consequência dos temporais que deixaram 100 mortos e 130 pessoas desaparecidas, segundo atualização da Defesa Civil.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Laçador tem 4,45 metros de altura, pesa 3,8 toneladas e possui um pedestal de granito de 2,10 metros de altura. O monumento histórico fica na Avenida dos Estados, nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A região foi castigada pela enchente.
Saiba como receber alertas e informações de órgãos oficiais
Como ajudar vítimas dos temporais no estado
Gramado da Arena do Grêmio ficou inundado, assim como os arredores do estádio em Porto Alegre
Amanda Perobelli/Reuters
O aeroporto está fechado desde a última sexta-feira (3) devido à elevação das águas do lago Guaíba, na Capital, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, na manhã do domingo (5).
Outros pontos tradicionais de Porto Alegre também registraram alagamentos, como a rodoviária, o Mercado Público, a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio. (Veja abaixo)
Estádio do Inter, o Beira-Rio, também ficou alagado
Max Peixoto/Estadão
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 8 centímetros em 24 horas, conforme medição feita às 6h15 desta quinta-feira (9) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.
A medição feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 metros. Nesta quinta, 5,04 metros.

Laçador
Inaugurada em 1958, a representação em escultura do gaúcho pilchado foi definida por lei municipal como símbolo oficial de Porto Alegre em 1992. Em 2001, a escultura foi tombada como patrimônio histórico municipal.
Para se inspirar na figura humana de um gaúcho autêntico como modelo, o artista plástico Antônio Caringi contou com o tradicionalista Paixão Côrtes como modelo. O folclorista posou para o artista com trajes típicos.
Esculpido em bronze, o monumento tem 4,45 metros de altura, pesa 3,8 toneladas e possui um pedestal de granito de 2,10 metros de altura.
Imagens aéreas mostram cartões-postais de Porto Alegre alagados
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.