Atenção! INMET emite dois alertas de perigo para chuvas no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de tempestades para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10). Os avisos preocupam, tendo em vista que diversas regiões do estado seguem abaixo de água, por causa dos últimos episódios de chuvas que colocaram o território gaúcho em uma situação catastrófica.

O primeiro alerta é amarelo e abrange toda metade norte do Etsado e parte do sudeste. Segundo este aviso, que é válido até às 23h59min desta sexta-feira, pode chover 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhado de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.

O segundo alerta é laranja, mais perigoso, abrange o Noroeste e região metropolitana de Porto Alegre e é válido até às 18h00min desta sexta-feira. Segundo este aviso, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, atualizado às 9h desta sexta-feira (9), confirmou 107 pessoas mortas, 754 feridas e 134 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira, 30 de abril.

Veja abaixo os números divulgados

Municípios afetados: 431
Pessoas em abrigos: 68.519
Desalojados: 327.105
Afetados: 1.742.969
Feridos: 754
Desaparecidos: 134
Óbitos confirmados: 107
Óbitos em investigação*: 1

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.