Inmet emite alerta laranja de tempestade para metade do RS; 15 municípios relatam transtornos


Chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia, de acordo com o instituto. Defesa Civil registrou estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado; em Quaraí, acumulado de chuva entre sábado (27) e domingo (28) chegou a 180 milímetros. RS deve ter tempestades em toda a metade sul
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja com risco de tempestade para toda a metade sul do estado. As chuvas podem variar entre 50 e 100 milímetros no acumulado do dia. O alerta vale até as 18h desta segunda-feira (29).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Além da precipitação, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h podem atingir a região, acompanhadas por queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos, segundo o alerta.
Orientações
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às tempestades previstas. Confira abaixo.
Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas;
Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de caírem;
Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligue os aparelhos e o disjuntor;
Em caso de transtornos: contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Relato de municípios afetados
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul neste sábado (27) e domingo (28) causou transtornos pela chuva e pelo vento em, ao menos, 14 municípios, segundo a Defesa Civil do estado. Em Arroio Grande, na Região Sul, 18 pessoas ficaram desalojadas. Confira as cidades afetadas abaixo.
Em Arroio Grande, Corpo de Bombeiros precisou auxiliar moradores
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Em Arroio Grande, na Região Sul do estado, 18 pessoas tiveram que sair de casa. O nível da água do arroio que corta a cidade está subindo. Em razão disso, cinco famílias precisaram abandonar as residências por precaução. Uma delas foi encaminhada para o ginásio municipal e as outras quatro para casa de parentes.
No município de Bom Jesus, na Serra do RS, cerca de 30 casas foram danificadas, em razão das rajadas de vento. O mesmo ocorreu em Monte Alegre dos Campos, nos Campos de Cima da Serra, onde 20 residências foram atingidas. A Defesa Civil diz que está distribuindo lonas para auxiliar as residências atingidas.
Já em Pelotas, no Sul, há o registro de desabamento de uma laje, que deixou uma mulher sob escombros. Ela foi retirada do local pelo Corpo de Bombeiros sem ferimentos. Na cidade, além do alagamento, sete casas tiveram danos.
Em Boqueirão do Leão, no Vale do Rio Pardo, a ERS-422 chegou a ser interditada, na altura da comunidade de Quatro Léguas.
Os municípios de Barão de Cotegipe, Estância Velha, Guaíba, Guaporé, Mato Leitão, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, São Martinho da Serra, Venâncio Aires e Vera Cruz também relaram problemas à Defesa Civil.
Cemitério de São Leopoldo foi atingido pelo temporal
Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.