Quase 30% dos eleitores decidirão candidatos a prefeito na reta final da campanha, mostra pesquisa

A confirmação dos nomes dos candidatos a prefeito nas convenções partidárias não tem sido suficiente para o eleitor brasileiro decidir seu voto. A maioria continua indecisa deixando alguns cenários embolados na disputa municipal, País afora.

Pesquisa do Ipespe encomendada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mostra que apenas 36% dos entrevistas dizem já ter escolhido em quem votar neste ano. Os demais vão esperar a campanha começar formalmente neste mês de agosto, 28%, ou deixar para a reta final, 29%, ratificando a máxima de que brasileiro deixa tudo para última hora, especialmente na análise dos postulantes a cargos eletivos.

Esses 29% que deixarão para reta final são compostos da seguinte maneira: 20% vão esperar o último debate e 9% acreditam que só decidirão no dia da eleição. Ou seja, os candidatos terão chances de conquistar o apoio dos eleitores até o último segundo permitido pela legislação, e o desempenho deles nos embates programados entre os adversários será concludente.

A pesquisa Observatório Febraban foi realizada dos dias 4 a 10 de julho, com três mil pessoas, nas cinco regiões do País. No levantamento, 7% não souberam ou não responderam as indagações.

Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos em 5.569 cidades do país, além de aproximadamente 58 mil vereadores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E pouco mais da metade desse eleitorado é composto por mulheres: são 81,8 milhões de eleitoras, 52% do total.

Ao contrário de 2020, as datas das eleições municipais deste ano não sofreram alterações. Em 2020, quando ainda enfrentávamos o auge da pandemia de covid-19, o pleito foi transferido de outubro para novembro.

Já em 2024, o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro, um domingo, e pode movimentar cerca de 156 milhões de eleitores aptos a votar. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato a prefeito alcançar a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno para esse cargo no dia 27 de outubro.

As exceções são o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), onde não há disputa para prefeito nem para vereador.

O eleitor também precisa ficar atento ao horário de votação. Em 2020, os brasileiros tiveram uma hora a mais para votar: a votação teve início às 7h e se encerrou às 17h. Neste ano, o calendário retoma o horário de início às 8h, com encerramento às 17h — sempre no horário de Brasília.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.