Quase 5 mil animais já foram resgatados em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal (GCA) e o trabalho das forças de segurança e dos voluntários, já resgatou 4,8 mil animais de áreas alagadas desde o início da enchente, incluindo pets retirados sem os tutores.

Nos abrigos emergenciais, com os tutores, estão cerca de 700 animais. Há outros 500 instalados na Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav), na Lomba do Pinheiro, e mais 100 em um abrigo específico para animais na Zona Sul.

Outros 3.500 animais foram recebidos pelas equipes da prefeitura em pontos como a Usina do Gasômetro e no Viaduto Obirici, na Zona Norte, e estão sendo acomodados em novas estruturas emergenciais. “Os voluntários nos entregaram muitos pets resgatados de áreas de inundação sem os tutores. Além da Usav, estamos com dois abrigos temporários já lotados e iremos abrir mais um”, relata a coordenadora do GCA, Fabiana Ribeiro.

Ela projeta que serão necessários novos abrigos, uma vez que o volume de animais resgatados não para de subir, pois muitos estão sendo buscados nas residências após a saída dos tutores. “Temos voluntários da prefeitura, de clubes naúticos também, todos ajudando nesses resgates”, explica. A maior parte é composta por cães, na proporção de cinco para um gato.

Todos os animais nos abrigos recebem alimentação e são examinados – caso necessitem atendimento especializado, são encaminhados para serviços veterinários.

Usav – Localizada na Estrada Berico Jose Bernardes, 3489, na Lomba do Pinheiro, a Unidade de Saúde Animal Victória está disponível para atender os pets dos abrigos emergenciais de Porto Alegre e também para aqueles resgatados sem os tutores.

Para tanto, é necessário contatar previamente pelo telefone/Whatsapp (51) 98137-3164, telefone também disponível para informações de tutores em busca de seus pets resgatados. Na Usav, os pets são desverminados, microchipados e castrados, ficando à disposição dos tutores após 30 dias.

Com a informação PMPA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.