É #FAKE que vídeo mostre agressão a Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul


Na verdade, as cenas foram gravadas durante tumulto em uma assembleia sindical em outro estado (Ceará), em outro período (início de abril) e não envolvem Pimenta —ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula. É #FAKE que vídeo mostre agressão a ministro do governo Lula no RS
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um tumulto em um ginásio, acompanhado de legendas que afirmam que as imagens mostram ataques ao ministro Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul durante a tragédia que atinge o estado. É #FAKE.

g1
Uma das legendas diz: “Paulo Pimenta sendo recebido em Canoas”. Outra legenda diz: “Enquanto isso….ministro do governo Lula é recebido calorosamente na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul”.
Paulo Pimenta é ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Canoas e Esteio são duas das cidades gaúchas afetadas pelas enchentes.
Uma busca pela origem das imagens mostra que elas já estão publicadas na internet desde 4 abril de 2024 —antes, portanto, de 29 de abril, quando começaram as primeiras chuvas no Rio Grande do Sul.
O vídeo não foi tampouco gravado no Rio Grande do Sul, mas sim em Fortaleza, no Ceará. As cenas mostram confronto durante uma assembleia de professores. O g1 registrou a confusão na ocasião. As imagens também aparecem em perfis nas redes sociais: veja aqui e aqui.
O secretário-geral do sindicato da categoria, Elano Maia, viu o vídeo e confirmou se tratar da situação ocorrida no Ceará. “Isso não tem nada a ver com o Rio Grande do Sul”, diz.
A Secom, pasta da qual Pimenta é ministro, disse que nenhum ministro foi atacado. “A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República lamenta a publicação de fake news em um momento como esse”.
É #FAKE que vídeo mostre agressão a ministro do governo Lula no RS
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.