Temporal provoca estragos em cidades do RS; Santa Cruz do Sul teve queda de granizo


Municípios do Vale do Rio Pardo, a 150 km de Porto Alegre, tiveram casas danificadas pela chuva. Granizo em Santa Cruz do Sul
Marina Castro
Diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram temporal na tarde de sábado (27). Os principais impactos foram observados no Vale do Rio Pardo, a cerca de 150 km de Porto Alegre. Em Santa Cruz do Sul, houve queda de granizo e casas foram danificadas (veja detalhes abaixo).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em Quaraí, na Fronteira Oeste, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 170,8 milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e de 178,6 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Defesa Civil do RS afirma que recebeu relatos de impactos em Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Guaíba, Estância Velha, São Martinho da Serra e Novo Hamburgo.
O estado ainda tem risco de temporal em boa parte da Metade Norte até o domingo (28). Há chance de chuva e vento fortes e queda de granizo, segundo o Inmet.
A Defesa Civil de Porto Alegre alerta preventivamente para o risco potencial de chuvas intensas, com fortes rajadas de ventos (entre 40 e 60km/h) e risco de descargas elétricas, alagamentos e eventual queda de granizo. O aviso vale até 1h de domingo.
Vale do Rio Pardo
Em Santa Cruz do Sul, houve queda de granizo. A Defesa Civil do município afirma que, pelo menos, 700 casas e 3,1 mil pessoas foram atingidas pelo temporal. Outros 25 locais tiveram queda de árvores. Não há informações de feridos.
A concessionária RGE afirma que 16 mil pontos ficaram sem energia na cidade. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul distribui lonas às famílias afetadas no Parque da Oktoberfest, no prédio anexo do Centro de Eventos.
Casas destelhadas em Santa Cruz do Sul
Cristiano Rosa
Também no Vale do Rio Pardo, em Venâncio Aires, o Corpo de Bombeiros registrou 13 ocorrências relacionadas à chuva.
Em Vera Cruz, os acessos à cidade pela Estrada Geral de Ferraz e Rua Ernesto Wild chegaram a ser bloqueados por árvores, mas já foram liberados. Uma pessoa buscou lona junto ao Corpo de Bombeiros.
Já em Candelária, o Parque Itamar Vezentin, que se prepara para receber a Expocande 2024 a partir de terça-feira (30), foi atingido pelo temporal. Houve queda de estruturas e avarias na rede elétrica. Não houve feridos.
Estrutura de evento caída após temporal em Candelária
João Francisco Rodrigues
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.