Há 40 anos o Inter conquistava medalha olímpica representando o Brasil

Vamos relembrar essa gloriosa história do Internacional. Há 40 anos, o Inter era a verdadeira sele-inter, representando o Brasil nas Olimpíadas.

O Brasil demorou a levar a sério o futebol nos Jogos Olímpicos. Em 1984, em Los Angeles, com um time formado pelo time do Internacional reforçado por alguns jovens de outros clubes, conseguiu conquistar a primeira medalha do país na modalidade, a prata, depois da derrota por 2 a 0 para a França na final.

No ano em que essa primeira medalha completa 40 anos, a seleção masculina não conseguiu se classificar para os Jogos de Paris e não pode defender o bicampeonato da competição – no total, a seleção brasileira masculina tem dois ouros, três pratas e dois bronzes. A modalidade foi representada apenas pela seleção feminina, que também já tem em sua história olímpica com duas medalhas de prata.

A formação da seleção brasileira masculina para os jogos de 1984 teve percalços até chegar na escolha do Internacional como base daquela convocação. Gilmar ocupou o lugar do uruguaio Rubén Paz, camisa 10 daquele time. Na época, a regra dos Jogos Olímpicos não limitava idade, mas os jogadores não poderiam ter participado da Copa do Mundo para estarem aptos.

Na campanha da medalha de prata, o Brasil caiu em um grupo com Alemanha Ocidental, Marrocos e Arábia Saudita. Depois de uma vitória tranquila por 3 a 1 sobre os sauditas, com gols de Gilmar, Silvinho e Dunga, foi a vez do confronto com os alemães. Em um jogo tenso, a vitória aconteceu graças a um gol de falta de Gilmar, aos 41 minutos do segundo tempo.

Na sequência, o Brasil confirmou a primeira colocação do grupo com mais uma vitória, desta vez por 2 a 0 sobre Marrocos, com gols de Dunga e Kita. O resultado colocou o Canadá no caminho nas quartas de final. Um jogo que parecia ser mais tranquilo, acabou se tornando complicado e sendo decidido apenas nas cobranças de pênalti, depois de um empate em 1 a 1, com um gol de Gilmar, aos 27 minutos do segundo tempo, que evitou a derrota para os canadenses.

Na semifinal, o Brasil pegou a Itália, dois anos depois da eliminação traumática na Copa do Mundo de 1982. Depois de Gilmar abrir o placar e Fanna empatar, o jogo foi para prorrogação. Ronaldo fez o gol da vitória e classificou a seleção brasileira para a final, já garantindo a primeira medalha olímpica do futebol do país.

Na final, a derrota para a França deixou uma sentimento de frustração para todos, logo depois do jogo. No entanto, para os colorados foi um grande orgulho escrito na história.

A campanha da medalha de prata em 1984

* Fase de grupos:
* 30/7/1984 – Brasil 3 x 1 Arábia Saudita – gols de Gilmar Popoca, Silvinho e Dunga
* 1/8/1984 – Alemanha Ocidental 0 x 1 Brasil – gol de Gilmar Popoca
* 3/8/1984 – Marrocos 0 x 2 Brasil – gols de Dunga e Kita
* Quartas de final
* 6/8/1984 – Brasil 1 x 1 Canadá (nos pênaltis, 4 a 2) – gol de Gilmar Popoca
* Semifinal
* 8/8/1984 – Itália 1 x 2 Brasil (0 x 0 no tempo normal) – gols de Gilmar Popoca e Ronaldo
* Final
* 11/8/1984 – França 2 x 0 Brasil

Os convocados em 1984:

* Ademir (Internacional)
* André Luís (Internacional)
* Davi (Santos)
* Dunga (Internacional)
* Chicão (Ponte Preta)
* Gilmar (Internacional)
* Gilmar Popoca (Flamengo)
* Kita (Internacional)
* Luiz Carlos Winck (Internacional)
* Luiz Henrique (Ponte Preta)
* Mauro Galvão (Internacional)
* Milton Cruz (Internacional)
* Paulo Santos (Internacional)
* Pinga (Internacional)
* Ronaldo (Corinthians)
* Silvinho (Internacional)
* Tonho (Aimoré)
* Técnico: Jair Picerni

Texto: Albano Gaddo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.