Rio Caí supera 14 metros, ultrapassa cota de inundação e alaga parte de cidade


São Sebastião do Caí enfrentou acumulado de chuva de 91,2 milímetros nas últimas 24 horas. Pedido da prefeitura é de que a população deixe as suas casas. São Sebastião do Caí é atingida pela cheia do rio
Divulgação/ Prefeitura de São Sebastião do Caí
O Rio Caí atingiu a marca de 14,25 metros na manhã deste domingo (12) na cidade de São Sebastião do Caí, conforme a Defesa Civil municipal. A cota de inundação estabelecida é de 10,50 metros.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Grande parte do município está alagado. A orientação da prefeitura é de que a população deixe as suas casas.
O Rio Cai, assim como o Taquari, estão em elevação após a volta das chuvas nesta semana. Ambas as bacias estão entre as que desembocam no lago Guaíba.
As chuvas persistentes têm contribuído para a elevação do rio. Nas últimas 24 horas, São Sebastião do Caí enfrentou um acumulado de precipitação de 91,2 milímetros, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Com a continuidade do aumento do nível do rio, as previsões da prefeitura e da Defesa Civil indicam que ele vai ultrapassar os 16 metros, o que agrava a situação e aumenta os riscos de inundações e deslizamentos na região.
O RS chegou neste domingo (12) a 143 vítimas dos temporais e cheias, além de 125 desaparecidos e 806 feridos.
Com a volta da chuva no estado, o número de pessoas fora de suas casas aumentou de cerca de 441 mil, registrado no sábado (11), para mais de 618 mil. Mais de 81 mil estão em abrigos e 537 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.