Agravamento do caos climático no Rio Grande do Sul faz Lula cancelar viagem ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não viajará mais ao Chile. Nesta segunda-feira (13), o Ministério das Relações Exteriores confirmou que o petista cancelou seus compromissos fora do Brasil para acompanhar os desdobramentos da calamidade climática no Rio Grande do Sul, estado no qual as enchentes voltaram se agravar no fim de semana.

Em nota, o Itamaraty informou que a visita oficial de Lula ao Chile, “inicialmente prevista para os dias 17 e 18 deste mês, foi adiada pela necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população afetada e nas tarefas de reconstrução”.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

“Novas datas para a visita, e também para o briefing a respeito da agenda da viagem, serão comunicadas oportunamente”, afirmou a pasta.

Na semana passada, Lula disse publicamente que pretendia retornar ao Rio Grande do Sul depois que a água baixasse, para visitar as cidades mais atingidas pela tragédia. É possível que o presidente antecipe os planos e decida voltar ao estado já nesta semana.

Leia também

Com volta da chuva, nível do Guaíba pode bater recorde e chegar a 5,5 metros

Em vídeo publicado nas redes sociais, no domingo (12), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou a população sobre a situação ainda dramática do estado: “Vai continuar se agravando”

A volta da chuva forte em grande parte do Rio Grande do Sul, no último fim de semana, pode fazer com que o nível das águas do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), volte a bater o pico histórico. É o que aponta uma projeção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o que aumentou ainda mais a preocupação das autoridades e da população gaúcha.

No domingo (12), o Guaíba registrou uma leve alta e atingiu a marca de 4,64 metros no Cais Mauá, na capital gaúcha. De acordo com as estimativas da UFRGS, o patamar do lago pode chegar a 5,5 metros entre esta segunda-feira (13) e terça-feira (14), superando o recorde histórico.

Leia também

Mais da metade dos brasileiros diz que Lula não merece 2º mandato, aponta pesquisa

Segundo levantamento da Quaest, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) são os nomes mais fortes caso Jair Bolsonaro (PL) não concorra

The post Agravamento do caos climático no Rio Grande do Sul faz Lula cancelar viagem ao Chile appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.