Oposição entrega no Senado novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Parlamentares da oposição entregaram nesta segunda-feira (09) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um novo pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. O documento foi assinado por cerca de 150 deputados e conta com o apoio digital de 1,4 milhão de cidadãos.

O líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), afirmou que Pacheco encaminhará o pedido para análise técnica pela Advocacia do Senado e indicou que a tramitação seguirá conforme os procedimentos regimentais. Segundo Rogério, o documento já foi entregue pessoalmente no gabinete de Pacheco.

O pedido alega que Moraes cometeu abuso de poder ao ordenar a produção de relatórios supostamente ilegais pela Justiça Eleitoral, usados no inquérito das fake news que investiga apoiadores de Jair Bolsonaro. Os parlamentares afirmam que o ministro violou direitos constitucionais e utilizou a prisão preventiva de forma indevida para obter delações premiadas, exigindo que o Senado apure sua conduta por possível crime de responsabilidade.

Caroline de Toni (PL-SC), presidente da CCJ da Câmara, afirmou que há fundamentação técnica suficiente para sustentar o pedido de impeachment, destacando a necessidade de respostas para conter abusos de autoridade por parte do Judiciário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.