Mais de mil vacinas são aplicadas em socorristas em pontos estratégicos de resgate em Porto Alegre

Equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde, responsáveis pela imunização de socorristas a vítimas da enchente na estrutura da Usina do Gasômetro e no Viaduto Eduardo Utzig, na Zona Norte de Porto Alegre, aplicaram 1.098 doses de vacinas de quinta-feira (09), até domingo (12). No Dia das Mães, as ações resultaram em 261 doses administradas nos dois locais, sendo 113 na Usina do Gasômetro e 148 no viaduto Eduardo Utzig.

Desde sexta-feira (10), três vacinas estão disponíveis para os que estão fazendo resgates de pessoas e animais em decorrência da enchente: a Dupla Adulto (dT), contra Difteria e Tétano, a Antirrábica e a Influenza. As vacinas são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A dT é aplicada em pessoas com alguma lesão ou ferimento e que tiveram contato prolongado com as águas da enchente. A antirrábica, para acidentes leves ou graves de pessoas no resgate ou cuidado com os animais. A influenza está disponível para todos os públicos a partir dos seis meses de idade.

O resultado da atividade é considerado satisfatório pela chefe da Equipe de Imunizações, Renata Capponi.

Antirrábica

Quem recebeu a dose de pré-exposição (socorristas de animais que não sofreram lesões) deve fazer a segunda dose sete dias após a primeira. Já na pós-exposição (socorristas com ferimentos por cães ou gatos), o esquema de quatro doses deve ser completado em três, sete e 14 dias da data da primeira.

A vacina antirrábica está disponível em Porto Alegre nas unidades de saúde Modelo, Tristeza ou IAPI. Em outros municípios, a disponibilidade da vacina pode ser verificada na secretaria municipal de saúde local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.